APIÚNA – A Câmara de Vereadores de Apiúna aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 11/2025, de autoria da vereadora Luana Caroline Pinto que cria o programa “Doadores da Esperança” e institui a campanha “Junho Vermelho” no município durante sessão realizada na última segunda-feira (19), e segue para a segunda votação na próxima sessão, 26/05 . A iniciativa tem como objetivo principal aumentar os estoques de sangue através de ações permanentes de conscientização.
A vereadora Luana Caroline destacou a importância da proposta durante a discussão: “Nosso projeto vem para enfrentar um problema grave de saúde pública. Muitas vidas são perdidas por falta de sangue nos hospitais, especialmente em períodos críticos como férias e feriados”. A parlamentar apresentou dados do Ministério da Saúde que mostram que o Brasil ainda não atinge o índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que seria entre 3% e 5% da população como doadores regulares.
O programa “Doadores da Esperança” prevê uma série de ações contínuas, incluindo campanhas educativas nas escolas e unidades de saúde, parcerias com hemocentros da região, reconhecimento público aos doadores frequentes e facilitação do acesso aos postos de coleta. Já a campanha “Junho Vermelho” será realizada anualmente, aproveitando o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, para intensificar as ações de conscientização.

Com a aprovação, o projeto segue agora para sanção do prefeito. A expectativa é que as primeiras ações comecem ainda neste mês de junho, período em que tradicionalmente os estoques de sangue atingem seus níveis mais críticos. A vereadora Luana Caroline informou que já está articulando com o Secretário Municipal de Saúde e prefeito em exercício Jean Benvenutti, planejamento e ações relacionadas ao Projeto.
Texto: jornalista Judson Lima