Vereadora Luana Caroline consegue aprovação unânime de projeto para incentivar doação de sangue em Apiúna

O Projeto que cria o programa "Doadores da Esperança" e institui a campanha "Junho Vermelho" , tem como objetivo principal aumentar os estoques de sangue através de ações permanentes de conscientização.

vereadora Luana Caroline Pinto
vereadora Luana Caroline Pinto

APIÚNA – A Câmara de Vereadores de Apiúna aprovou por unanimidade o Projeto de Lei Ordinária nº 11/2025, de autoria da vereadora Luana Caroline Pinto que cria o programa “Doadores da Esperança” e institui a campanha “Junho Vermelho” no município durante sessão realizada na última segunda-feira (19), e segue para a segunda votação na próxima sessão, 26/05 . A iniciativa tem como objetivo principal aumentar os estoques de sangue através de ações permanentes de conscientização.

A vereadora Luana Caroline destacou a importância da proposta durante a discussão: “Nosso projeto vem para enfrentar um problema grave de saúde pública. Muitas vidas são perdidas por falta de sangue nos hospitais, especialmente em períodos críticos como férias e feriados”. A parlamentar apresentou dados do Ministério da Saúde que mostram que o Brasil ainda não atinge o índice recomendado pela Organização Mundial da Saúde, que seria entre 3% e 5% da população como doadores regulares.

O programa “Doadores da Esperança” prevê uma série de ações contínuas, incluindo campanhas educativas nas escolas e unidades de saúde, parcerias com hemocentros da região, reconhecimento público aos doadores frequentes e facilitação do acesso aos postos de coleta. Já a campanha “Junho Vermelho” será realizada anualmente, aproveitando o Dia Mundial do Doador de Sangue, celebrado em 14 de junho, para intensificar as ações de conscientização.

WhatsApp Image 2025 05 21 at 13.09.06
Vereadora Luana Caroline consegue aprovação unânime de projeto para incentivar doação de sangue em Apiúna 2

Com a aprovação, o projeto segue agora para sanção do prefeito. A expectativa é que as primeiras ações comecem ainda neste mês de junho, período em que tradicionalmente os estoques de sangue atingem seus níveis mais críticos. A vereadora Luana Caroline informou que já está articulando com o Secretário Municipal de Saúde e prefeito em exercício Jean Benvenutti, planejamento e ações relacionadas ao Projeto.

Texto: jornalista Judson Lima

Você não pode copiar conteúdo desta página