Vereador Ramiro se despede do legislativo após 36 anos de contribuições para Indaial

Durante seu longo tempo de atuação política, Ramiro alcançou números impressionantes. O atual decano da Casa fez mais de 3,5 mil indicações e 118 requerimentos, entre outros trabalhos legislativos

Vereador Ramiro
Vereador Ramiro

INDAIAL – Após 36 anos dedicados à política de Indaial, Remir José de Faveri, conhecido como vereador Ramiro, encerra sua trajetória no Parlamento Municipal. Aos 73 anos, Ramiro deixou um legado significativo, com 6 mandatos como vereador titular e 2 legislaturas como suplente. Sua última participação no Legislativo foi marcada por uma homenagem recebida durante a sessão ordinária da Câmara Municipal na quinta-feira, 12 de dezembro.

Durante seu longo tempo de atuação política, Ramiro alcançou números impressionantes. Foram 3.501 indicações, 5 moções verbais, 7 projetos de emenda à LOM, 85 projetos de lei ordinária, 1 substitutivo, 54 moções, 2 projetos de decretos legislativos, 8 projetos de lei complementar e . Esses números refletem o trabalho contínuo e a dedicação de Ramiro à cidade ao longo de suas oito campanhas eleitorais.

WhatsApp Image 2024 12 12 at 19.20.53 Easy Resize.com
Vereador Ramiro com vereador Diogo Pinho

A Câmara Municipal de Indaial prestou uma homenagem emocionada a Ramiro, durante o pronunciamento do vereador Diogo Pinho (PL), foi entregue uma placa honraria com a descrição “O seu compromisso foi essencial para o desenvolvimento de Indaial”. A homenagem reflete a importância do trabalho incansável de Ramiro e a contribuição significativa para a cidade ao longo de mais de três décadas.

A trajetória de Ramiro na política de Indaial começou em 1988, quando ingressou pelo Partido da Frente Liberal (PFL), obtendo 207 votos, e ficou como suplente. Naquele ano, o PFL venceu as eleições municipais com o candidato a prefeito Victor Petters, que teve 8.733 votos contra 7.806 de Frederico João Hardt (PMDB). A eleição de 1988 foi marcada pela ausência de coligações, o que tornou o resultado ainda mais significativo para o PFL.

Em 1992, ele se elegeu vereador titular com 444 votos, novamente pelo PFL, e foi eleito por média de partido. Ramiro participou da coligação “União por Indaial”, encabeçada por Luiz Polidoro como prefeito. No entanto, a majoritária foi vencida por Frederico João Hardt e Rogério Raul Theiss, com 9.363 votos. Em 1996, ainda no PFL, Ramiro foi eleito novamente por Quociente Partidário com 734 votos, assim como em 2000, onde conquistou 713 votos válidos.

Sua carreira passou por diferentes partidos, incluindo o PSDB, onde disputou o pleito em 2004, e mesmo obtendo 957 votos ficou como suplente. Em 2008 foi eleito com 936 votos e em 2012 retornou a Casa Legislativa com 1.108 votos, sendo sempre um nome forte na política local. Em 2016, Ramiro decidiu não disputar a reeleição para se dedicar a um projeto maior dentro da administração municipal, assumindo cargos no secretariado. Em 2020, ele voltou a se eleger, também pelo Partido da Social Democracia Brasileira , com 788 votos, sendo eleito por Quociente Partidário.

ramiro
Vereador Ramiro se despede do legislativo após 36 anos de contribuições para Indaial 3

Na eleição de 2024, Ramiro optou por não disputar um novo mandato e, ao invés disso, se dedicou às articulações de bastidores para apoiar o grupo político ao qual pertence. Ele, que já havia se desvinculado do antigo PMDB antes de ingressar e disputar a primeira eleição pelo PFL na década de 80 , neste pleito fez parte da coligação “Somos a Real Mudança”, que não conquistou a Prefeitura.

O  agronomense de nascimento, que virou indaialense de mente e alma Remir José de Faveri, completou o ensino médio aos 71 anos e seguiu sua busca por novos conhecimentos. Embora deixe a vereança, ele continuará atuando no setor imobiliário a partir de janeiro, expandindo seus horizontes no campo empresarial.

A redação do site Vale do Itajaí Notícias parabeniza Remir José de Faveri, o vereador Ramiro, que, apesar de suas falhas como qualquer ser humano, sempre superou obstáculos com uma vontade infinita de contribuir para a construção de uma Indaial melhor. Ele se despede da política, mas certamente deixa um legado indiscutível e incomparável para a politica da região.

Texto e pesquisa histórica : jornalista Judson Lima

Você não pode copiar conteúdo desta página