UNIMED---50-anos
Banner Indaial
Banner Rodeio Saúde
Bella Cittá Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Vereador Farm. Elton Possamai de Indaial apresenta a real situação dos equipamentos de exames do Hospital Beatriz Ramos

Por Comunicação

gulamania
Banner Rodeio Saúde
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – O vereador Farm. Elton Possamai apresentou informações sobre a real situação em que se encontram os equipamentos de exame no Hospital Beatriz Ramos na sessão da última terça-feira (05). Alguns vereadores questionaram a falta do serviço do mamógrafo no hospital principalmente pelo período do Outubro Rosa.  O vereador disse que recebeu alguns questionamentos da comunidade referentes aos aparelhos de raio x e ao mamógrafo.

Segundo informações do hospital o aparelho de rádio X não tem mais condições de ser utilizado visto que sua manutenção é constante. O aparelho está em uso, porém um novo já está em cotação para que a compra possa ser realizada.

Sobre o mamógrafo, o aparelho foi enviado à assistência logo que apresentou defeito visto que o aparelho é usado. O vereador apresentou áudios da equipe do hospital em conversa com os técnicos da empresa responsável pela manutenção do aparelho. Em áudio, o técnico afirma que a situação do aparelho é delicada e precisa de mais tempo para a realização dos testes em busca do problema. A equipe do hospital fez cobranças em relação a informações e a demora para enviar as respostas, bem como a definição dos problemas apresentados pelo aparelho. O técnico afirma que não sabe exatamente quais os problemas do aparelho e não tem como saber quando ficará pronto. Ele cita que irão fazer a troca por peças recondicionadas. Existe uma lei pela Anvisa RDC 208/ de 05/01/2018 que proíbe a importação de equipamentos médicos usados ou remanufaturados, por conseguinte, o uso de peças recondicionadas torna-se igualmente proibido! E existe ainda uma responsabilidade técnica e civil de cada laudo entregue ao paciente.

Para o vereador diante destas informações, qual a garantia que o hospital terá de que em breve esse aparelho não estará com defeito novamente? Pagar por um serviço que não se sabe exatamente qual o defeito do aparelho? E ainda aceitar a recolocação de peças que não são permitidas pela Anvisa?

Em contato com uma nova empresa de manutenção o hospital recebeu um laudo com uma nova avaliação. Pela recomendação do laudo de viabilidade técnica de uso do equipamento do Serviço de Engenharia Clínica CSE enviado ao hospital, o equipamento foi fabricado em março do ano 2000. Como não foi realizada nenhuma atualização tecnológica durante a sua utilização, a versão ora em uso não permite a atualização tecnológica usando as versões de placas existentes que lastram o tempo de vida até 26/07/2022. Sendo assim o indicado será a não mais utilização do aparelho.

De acordo com Possamai agora é hora da união de todos os vereadores em busca de recursos para a compra do aparelho de mamografia. “Concordo plenamente com a decisão do hospital de não realizar o reparo já que existe muita incerteza no resultado do conserto que chegaria a um total de quase R$ 40 mil reais.  Sabemos que um aparelho de mamografia tem um custo elevado, por isso precisamos correr atrás de recursos para auxiliar o hospital na aquisição. Um aparelho novo oferece mais qualidade, segurança e precisão nos exames”, disse Elton.

Não é somente o aparelho de mamografia que detecta problemas na mama. Outros exames também podem auxiliar nesse diagnóstico. Segundo informações da Secretaria de Saúde os casos que necessitam de mamografia em Indaial estão sendo acompanhados e as situações que demandam urgência ou alguma necessidade maior, a Secretaria tem feito compra direta com prestadores da região ou utilizado pactuados através do Consórcio CISAMMVI.

Segundo Elton a melhor forma de esclarecer as dúvidas e questionamentos é buscando a fonte do problema. “Quando questionado fiz o que é correto. Fui buscar as informações reais diretamente na equipe da administração do Hospital Beatriz Ramos e fui atendido. Eu sou a favor da verdade pois justamente é esse nosso papel como vereador. Fazer politicagem com assuntos tão importantes é inadmissível. A saúde de uma forma geral tem muitas questões a serem melhoradas, mas também tem muitas conquistas. Reconheço todos que passaram pelo Hospital e fizeram seu trabalho com dedicação e profissionalismo e parabenizo os que estão lá nesse momento. Sou muito grato pela oportunidade que tive de fazer parte dessa história e agora como vereador continuo auxiliando para que a verdade seja dita e que tenhamos união para buscar melhorias para o nosso hospital”, disse o Farm. Elton. 

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.