BLUMENAU – O Vereador e Presidente da Câmara de Vereadores de Blumenau Egídio Beckhauser, se manifestou em relação a uma decisão proferida pelos juízes do Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) em processo de abuso de poder político cometido pelo partido Republicanos ao lançar candidaturas femininas fictícias nas Eleições Municipais 2020 para atender o percentual fixado por lei para cota de gênero. Esse foi o motivo considerado pela corte do TRE-SC para cassar o mandato do vereador Egídio , eleito pelo partido Republicanos de Blumenau nas últimas eleições.
Em nota o vereador Egídio Beckhauser afirma que sua assessoria jurídica já está se movimentando no sentido de entrar com recursos para a garantia da continuidade do mandato, conferido pelos 2.733 moradores de Blumenau.
Descreve ainda que sob ponto de vista do parlamentar, a decisão do TRE não foi justa, pois no entendimento do relator o Republicanos cometeu abuso do poder político, e se isso realmente proceder, ele (Egídio) não pode ser responsabilizado. Até porque como candidato, o agora presidente da Câmara de Blumenau não tinha conhecimento e nem responsabilidade pela formação da nominata partidária de vereadores.
A nota conclui que o vereador acredita na justiça e na democracia.
Acreditamos na democracia e que a justiça vai saber aplicar a melhor decisão ao caso concreto
Vale ressaltar que o Tribunal Regional Eleitoral de Santa Catarina (TRE-SC) determinou que o afastamento definitivo de Egídio do cargo de vereador deve aguardar a publicação do acórdão do julgamento ou da análise de eventuais embargos de declaração.
Abaixo Nota a Imprensa do Vereador Egídio