Vereador Batata têm se destacado pela coragem e preparo em seu  trabalhado na Câmara de Vereadores

O vereador tem muito conhecimento sobre Indaial e as Leis
O vereador tem muito conhecimento sobre Indaial e as Leis

INDAIAL – Com olhar atento, o vereador Anderson Luz dos Santos  (PP), popularmente conhecido por Batata, tem se destacado na defesa dos indaialenses. Durante o seu quarto mandato na Câmara de Vereadores, ele já apresentoumais de296 indicações, 342 requerimentos e 23 Projetos de Lei (PL), sempre focado em uma oposição consciente para fazer a cidade melhorar cada vez mais.

“Queremos uma cidade melhor, queremos evoluir. A minha função como vereador é perceber o que a sociedade quer, colocar isso no papel e encaminhar ao Executivo. É ter olhar atento, aberto à comunidade. Se tem vereador prometendo fazer obras, desconfie”, observa o legislador.

Batata também orgulha-se do “Gabinete Sem Privilégio e Carbono Zero”, que desde o início do mandato em 2021, assumiu o compromisso de economia com os custos do gabinete – com redução de diárias, publicidade, material de expediente, cópias, água, café e correios – e até esse ano (2024) já economizou mais de R$ 110 mil.

Além do envolvimento com a comunidade, o desenvolvimento econômico, a educação, a saúde e a valorização dos servidores públicos de Indaial são prioridades do vereador. Para ele, o respeito ao dinheiro público é essencial para construir um futuro melhor, com o controle das contas públicas e a redução da dívida do Município.

WhatsApp Image 2024 04 10 at 21.48.36
Batata está presene nos eventos comunitários

Desenvolvimento econômico

Na opinião de Batata, o desenvolvimento econômico de Indaial e a capacitação profissional precisam andar de mãos dadas. Ele lembra que em 2023Indaial teve um Feirão de Empregos oferecendo 380 vagas e cerca de 3,5 mil pessoas foram em busca de uma oportunidade, mas infelizmente apenas 104 foram contratados. E de lá para cá nada foi feito para mudra a situação.

“Nós precisamos dar segurança aos empresários e empreendedores de Indaial e aos que queiram vir para cá investir. É inadmissível uma cidade em que 98% do PIB seja oriundo de indústrias e comércio não tenha uma política forte voltada para esses setores. Se faz urgente investir em tecnologia e qualificação do pessoal, para reduzir o tempo de resposta aos pedidos das empresas. A burocracia precisa acabar”, ressalta.

A ideia contempla uma nova lei de Incentivo Econômico, cuja premissa será a de que toda empresa queira se instalar na cidade, tenha isenção total de taxas e impostos, por no mínimo três anos, de forma automática, sem necessidade de intervenção política. E as empresas já instaladas em Indaial terão o mesmo benefício quando quiserem ampliar seu parque fabril e geração de empregos em pelo menos 30%.

Educação de qualidade

Segundo o vereador durante anos, muitas pessoas se utilizaram do principio da Educação – que para ele é um dos mais importantes para que nós possamos conseguir acabar com a desigualdade social, acabar com a pobreza, com as dificuldades da população – apenas para fazer promessas em campanha eleitoral.

“Um povo bem educado, um povo bem instruído faz com que a nossa sociedade possa crescer e se desenvolver economicamente e moralmente. A educação, desde a Educação Infantil até o Ensino Superior, é a chave fundamental para que nós possamos construir um futuro melhor para a nossa sociedade, para o nosso país e para o nossos planeta e por isso precisa ser respeitada”, comenta ao citar o descaso com o dinheiro público na cidade.

Em sua missão como fiscalizador, Batata tem acompanhado e cobrado de perto o descaso com a área, que possui obras inacabadas, como a unidade de Educação Infantil localizada no Encano, que há mais de seis anos está inacabada e com obra parada, sem contar fornecedores em atraso, escolas onde liga o ar-condicionado em uma sala e cai a energia na outra, escolas  e unidades chovendo dentro. “Isso não poder mais ficar assim, estamos cobrando e vamos cobrar ainda mais por soluções. Afinal, educação não é gasto, é investimento”, reforça.

Saúde em pauta

Quando o assunto é saúde pública, Batata também está atento e destaca dois projetos propostos nesta área. Ele teve aprovado em plenário o projeto de lei que institui o Dia Municipal da Fibromialgia, dia 12 de maio, e reserva vagas de estacionamento e fila preferencial para pessoas com a doença. Após o projeto ser sancionado pelo Executivo, os órgãos públicos e empresas privadas serão obrigados a oferecer atendimento preferencial aos portadores de fibromialgia. Nos estacionamentos, as vagas para idosos, gestantes e pessoas com deficiência também serão reservadas para quem tem o diagnóstico da doença. 

Outro projeto de lei, este já aprovado, é a Lei Miguel Amarildo Frahm, de autoria do vereador com a vereadora Ana Paula, que dispõe sobre a Prevenção e Diagnóstico do Câncer Infantil, tema pouco abordado. “O projeto tem por finalidade intensificar as ações de combate e prevenção. O Miguel lutou bravamente contra esse mal, vindo a descansar com sete meses de idade, mas agora tem o legado eternizado com a instituição dessa Lei, que poderá servir para salvar tantas vidas”.

Servidores públicos valorizados

Serventuário da Justiça, Batata sabe da necessidade de prestigio que os servidores públicos merecerem e está sempre em defesa de um serviço público de qualidade, que remunere os trabalhadores justamente. Uma de suas bandeiras é a defesa dos servidores municipais como um todo, para ele é necessário que o Poder Executivo providencia um plano de carreira para que todos sejam beneficiados, ao contrário do que acontece hoje, em que as aprovações ocorrem por secretarias.

“Se todo esforço empenhado em construir cada um desses projetos fosse colocado para fazer o plano de carreira, todos os servidores teriam sido beneficiados até então, mas o Executivo não tem interesse. Fica aqui o meu apelo para que ele mude de ideia. Um servidor público bem remunerado, bem prestigiado, formado e motivado consequentemente vai prestar um excelente atendimento à nossa comunidade, que é isso que o nós almejamos aqui”.

Bem-estar animal

Cansado de ver animais maltratados e abandonados nas ruas assim como inúmeros moradores que gostam e respeitam os animais em Indaial, o vereador em união de esforço com o vereador Diego Pandini, conseguiu aprovar em dezembro de 2022 na Câmara de Vereadores uma lei que representa um avanço na causa animal. A criação do Conselho de Bem-Estar Animal e do fundo municipal atende a uma demanda antiga e junta-se ao projeto de combate e prevenção aos maus tratos também já aprovado. “Essa era uma demanda nossa, mas também de toda a população preocupada com o bem-estar animal na cidade. Agora Indaial poderá avançar muito na defesa da causa, com castrações gratuitas e incentivo a adoções. Uma luta de lobos solitários que, felizmente, se tornou uma realidade e uma política pública”, conclui.

Você não pode copiar conteúdo desta página