Banner Rodeio Saúde
Banner educação Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Vento de 130km/h durante tornado em Timbó com rastro de destruição

Por Judson Lima

gulamania
Banner educação Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

TIMBÓ – A Defesa Civil de Santa Catarina conformou a ocorrência de um tornado no município de Timbó, na região do Médio Vale do Itajaí entre a tarde e noite desta quarta-feira (05). O vento estimado na região passou dos 130km/h.

De acordo com a nota técnica elaborada pela Diretoria de Gestão de Risco, entre a tarde e noite de quarta-feira, as perturbações em médios níveis, a passagem de uma frente fria pelo sul do Brasil, aliadas ao calor sazonal e a disponibilidade de umidade foram responsáveis pelo desenvolvimento de tempestades.

“Esta condição atmosférica favoreceu o desenvolvimento de áreas de instabilidade que ocasionaram temporais acompanhados de chuva intensa, descargas elétricas (raios), rajadas de vento e nas regiões do centro leste catarinense e o destaque para a ocorrência de um tornado no Médio Vale do Itajaí”, consta no documento.

O relatório também aponta que a precipitação chegou aos 66 mm em Gabiruba, 60mm em Brusque e 38mm em Timbó.

Segundo o coordenador da Defesa Civil de Timbó, Fábio Melere, o Bairro Fritz Lorenz (Industrial) foi um dos mais atingidos. Foram registrados pela Defesa Civil, além de destelhamentos e quedas de árvores, também alagamentos em pontos da cidade. Não houve nenhum caso de pessoas desabrigadas. 

O relatório completo da DCSC pode ser acessado aqui.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.