Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
bANNER CAMARA DE BLUMENAU ABRIL
PlayPause
previous arrow
next arrow

Vale Europeu leva primeiro lugar com programa inovador no turismo no DisrupTur SC

Por Cimvi

banner camara timbo abri
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA –  O Vale Europeu Catarinense, em mais uma oportunidade, mostrou ser um espelho para outras regiões turísticas de Santa Catarina e também do Brasil. A Instância de Governança Regional do Turismo (IGR) do Vale Europeu foi vencedora do prêmio de Projetos Inovadores do DirupTur SC, com o projeto do aplicativo ‘Vale Seguro’. Além do primeiro lugar conquistado entre 13 IGR’s do estado, o Vale Europeu também foi premiado com R$ 15 mil, valor que será aplicado em futuras realizações da Instância da região.

O DisrupTur SC foi uma ação criada pelo Observatório do Turismo  da Fecomércio SC e voltada para as Instâncias de Governança Regional do Turismo (IGRs), com o objetivo de capacitá-las diante dos cenários complexos que a pandemia do novo coronavírus vem causando no turismo. Esse programa foi separado em três etapas: identificar as oportunidades do momento e gerar ideias, desenvolver o conceito e as soluções e, por fim, implementação, testagem e validação das propostas.

A Instância de Governança Regional do Turismo do Vale Europeu é formada pelos municípios de Apiúna, Ascurra, Benedito Novo, Blumenau, Botuverá, Brusque, Canelinha, Doutor Pedrinho, Gaspar, Guabiruba, Indaial, Luiz Alves, Major Gercino, Nova Trento, Pomerode, Rio dos Cedros, Rodeio, São João Batista e Timbó. Durante esses quase 4 meses de trabalhos no DisrupTur, a IGR Vale Europeu projetou o aplicativo ‘Vale Seguro’, que é uma plataforma de avaliação e reputação no turismo, baseada em uma curadoria em segurança através de inteligência artificial (IA). A ideia é que todos os estabelecimentos turísticos da região (hotéis, pousadas, atrativos turísticos) poderão estar participando, através de um cadastro gratuito e on-line. A visibilidade se dará através da curadoria da inteligência artificial, que vai avaliar os critérios de segurança. Essa IA, em sua avaliação, levará em conta a estrutura, acessibilidade, equipamentos, profissionais capacitados, higiene, alimentação, entre outros temas relacionados à segurança do turista.

O projeto foi apresentado ontem em uma videoconferência com representantes das outras IGR’s do estado e com possíveis investidores. Uma banca com 4 jurados, formada pela coordenação do DisrupTur SC avaliou os projetos, onde o ‘Vale Seguro’ foi escolhido em primeiro lugar.

A presidente da IGR Vale Europeu, Cintia Mara Panini, destaca que o turista tem um papel fundamental no setor e que a IGR irá buscar parcerias para tornar essa proposta realidade. “Este projeto foi um trabalho de várias mãos, e não poderá parar por aqui. Vamos em busca de apoiadores para fazer com que esta plataforma de avaliação e reputação com participação direta do consumidor final tenha o devido reconhecimento. O desenvolvimento do turismo acontece com a participação direta do cliente que hoje, mais do que nunca, procura poder viajar com segurança. Este projeto vem para tornar o Vale Europeu referência no turismo seguro”.

Juliano Sant’Ana, Gestor de Marketing do Turismo no Vale Europeu Catarinense pelo Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí e responsável por apresentar a ideia inovadora da região no evento, explica que uma plataforma como essa pode trazer muitos benefícios para a gestão do turismo na região. “Foi um desafio impressionante que nos fez sair da zona de conforto dentro de um prazo tão curto de tempo, especialmente em um momento tão delicado da nossa economia. Desde o princípio do programa, a segurança sempre foi a principal bandeira de todos os participantes da IGR. Dessa forma, conduzimos a construção desta ferramenta que tem o cliente, o consumidor final como foco, no qual ele avalia e contribui com a evolução do nosso mercado, agregando especialmente critérios de segurança. Com isso, nosso projeto tem como objetivo transformar o Vale Europeu no destino mais seguro do Brasil. Sou grato pela confiança depositada e por poder participar ativamente na criação deste projeto junto da IGR Vale Europeu”.

O DisrupTur SC iniciou no dia 14 de maio de 2020 e premiou, além da proposta do aplicativo ‘Vale Seguro’, da IGR Vale Europeu em primeiro lugar, a proposta da IGR Costa Verde Mar em segundo lugar, e a proposta da IGR Encantos do Sul em terceiro, fechando o pódio.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.