Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Vale anuncia que vai acabar com barragens de rejeitos do tipo usado em Brumadinho e Mariana

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BRASÍLIA —  O presidente da Vale, Fabio Schvartsman, disse nesta terça-feira que a empresa vai paralisar todas as barragens de rejeitos de mineração do modelo a montante, o mesmo que desabou em Brumadinho e Mariana,ambas em Minas Gerais. O processo deve demorar de um e três anos.

— Elas vão deixar de ter característica de barragem. Serão devolvidas à natureza  — afirmou.

(Fonte: O Globo/Foto:Reprodução)

Com desmontagem de barragens, Vale vai paralisar produção de até 40 milhões toneladas de minério de ferro por ano, durante três anos. Isso representa 10% da produção total da mineradora. Será necessário paralisar a paralisação para poder fazer todo o processo de eliminar as barragens. Todas ficam em Minas Gerais.

Segundo Schvartsman, será necessário paralisar as operações de mineração nas proximidades dessas barragens.

— Elas estão inativas. A única maneira de fazer o descomissionamento é essa — explicou o presidente, acrescentando que os projetos para a ação estão prontos e serão enviados para licenciamento junto aos órgãos ambientais nos próximos 45 dias.

O executivo disse que não haverá demissões:

— Temos aproximadamente 5 mil trabalhadores nos locais das barragens. Esses 5 mil serão absorvidos no plantel da Vale, que é de 80 mil trabalhadores.

Segundo Schvartsman, o descomissionamento das barragens demandará um investimento de R$ 5 bilhões e, portanto, a mineradora já espera ter forte impacto financeiro.

— É um esforço inédito de uma empresa de mineração no sentido de dar resposta cabal à altura da enorme tragédia que tivemos em Brumadinho — afirmou.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.