Vacinação contra Covid-19 começa na quarta , diz Pazuello a prefeitos

Por Judson Lima

BRASIL – O ministro da Saúde, Eduardo Pazuello, disse que a vacinação contra a Covid-19 no Brasil começa no dia 20 de janeiro, informaram prefeitos que participaram da reunião nesta quinta-feira (14), informa a Veja.

Para a data ser confirmada, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) precisa liberar o uso emergencial das vacinas Coronovac e Astrazeneca. A decisão está programada para sair no próximo domingo (17).

“De acordo com @ministropazuelo, próxima segunda chegam as 2 milhões de doses da Astrazeneca para estados. Há também as 6 milhões da Coronavac. Anvisa liberando domingo, distribuem na terça para iniciar na quarta, dia 20. Ou seja: 8 milhões de doses para janeiro”, escreveu o prefeito de Florianópolis, Gean Loureiro (DEM), no Twitter.

Segundo o presidente da Frente, Jonas Donizette (PSB), ex-prefeito de Campinas (SP), se houver algum problema de logística em relação às doses da vacina de Oxford/AstraZeneca vindas da Índia,a data de início ficará para o dia 21, quinta-feira.

A jornalistas, Jonas Donizete, que é presidente da Frente Nacional dos Prefeitos, afirmou que a data pode atrasar por causa do voo que vai buscar doses da vacina de Oxford na Índia e também pela decisão da Anvisa. “Embora tenha sido mencionado a data do dia 20, às 10h da manhã, essa data está pendente deste dois fatores: da logística de voo e da aprovação da Anvisa”, disse.

Aeronave trará da Índia 2 milhões de doses da vacina contra a Covid-19 ao Brasil

Mais um passo para o enfrentamento da pandemia da Covid-19 foi dado pelo Ministério da Saúde nesta quinta-feira (14): o avião da empresa aérea Azul decola às 15h30 do Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), para buscar na Índia dois milhões de doses da vacina contra a Covid-19 da AstraZeneca/Oxford. O imunizante foi adquirido pela pasta junto ao laboratório indiano Serum Institute para garantir o início da vacinação dos brasileiros de forma simultânea e gratuita.

Adesivos com o slogan da campanha do Governo Federal “Brasil Imunizado: Somos uma só Nação” e a imagem do Zé Gotinha foram estampados nas duas laterais do Airbus A330neo. A aeronave é a maior da frota da companhia e estará equipada com contêineres especiais para garantir o controle de temperatura das doses.

A rota de ida inclui uma parada em Recife (PE), onde o avião partirá para a cidade indiana de Mumbai, em uma viagem de 12 mil km e com cerca de 15 horas de duração, às 23h desta sexta-feira (15).

A data de retorno do avião ao Brasil, com a carga de vacinas estimada em 15 toneladas, ainda está sendo avaliada de acordo com o andamento dos trâmites da operação de logística feita pelo Governo Federal em parceria com a Azul. O pouso está previsto para ocorrer no Aeroporto Internacional do Galeão (RJ).

*Com informações do Ministério da Saúde

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.