Uso de terapias alternativas é proposta para diminuir fila na área de saúde em Rodeio

Judson Lima/Foto:Arquivo Pessoal

RODEIO – A utilização de tratamentos com recursos terapêuticos, baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças, como depressão e hipertensão, já incluídas a paciente no Sistema Único de Saúde (SUS), as denominadas Práticas Integrativas e Complementares (PICS), foi indicada pelo Vereador Angelo Sardagna (PMDB) na Câmara de Vereadores para a área da Saúde de Rodeio, como forma de diminuir as filas em tratamentos não convencionais ou  práticas terapêuticas não biomédicas

Judson Lima/Foto:Arquivo Pessoal

“Hoje, as terapias estão presentes em em mais de 9 mil estabelecimentos de saúde de aproximadamente 3 mil municípios no Brasil, sendo que 88% são oferecidas na Atenção Básica, por isso essa indicação para que o município avaliasse a possibilidade de utilização das terapias alternativas”, comentou o vereador Angelo.

Para justificar, o parlamentar discorreu que a indicação tem com objetivo promover a saúde e a prevenção, além de tratar de patologias já diagnosticadas, as terapias alternativas colaboram com a medicina tradicional.

 “Pra nós pode parecer novidade, mas tenho certeza que um estudo aprofundado, irá dar condições de implantar algumas praticas em nossa cidade, pois um grande número e pessoas que procuram atendimento em nossos postos de saúde querem tratamento com medicamentos e passam a ser totalmente dependentes , o que poderia ser facilmente tratado com remédios, trazendo benefícios para o paciente e para a economia da cidade que não gastaria recursos em determinados medicamentos, e priorizaria compra de outros produtos para a saúde” afirmou Angelo.

A Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC), publicada em 2006, instituiu no SUS abordagens de cuidado integral à população por meio de outras práticas que envolvem recursos terapêuticos diversos, desde a implantação, o acesso dos usuários tem crescido.

Hoje o SUS tem em seu arcabouço praticas de tratamento a pacientes como, por exemplo:

Bioenergética tem visão diagnóstica aliada à compreensão do sofrimento/adoecimento, adota a psicoterapia corporal e exercícios terapêuticos e ajuda a liberar as tensões do corpo e facilita a expressão de sentimentos.

Constelação familiar que é a técnica de representação espacial das relações familiares que permite identificar bloqueios emocionais de gerações ou membros da família.

Cromoterapia que utiliza as cores nos tratamentos das doenças com o objetivo de harmonizar o corpo.

Geoterapia que é o uso da argila com água que pode ser aplicada no corpo, e usado em ferimentos, cicatrização, lesões, doenças osteomusuculares.

Judson Lima

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here