UNIMED---50-anos
Banner Indaial
Banner Rodeio Saúde
Bella Cittá Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Trabalho da Unidade Márcia Andreatta com apoio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família é apresentado em evento em Brasília

gulamania
Banner Rodeio Saúde
PlayPause
previous arrow
next arrow

O Seminário Nacional do 5º Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no Campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa realizado em Brasilia teve presença de Indaial com com a apresentação do trabalho “De Geração para geração: valorizando a herança cultural” da Unidade de Saúde Maria Andreatta. 

A criação desse trabalho é fruto da ação socioeducativa intergeracional que une uma vez por mês o grupo da Paz, formado por 12 crianças com idade entre 8 a 13 anos, e o grupo de atividade física, composto por adultos e idosos. O grupo da Paz se reúne semanalmente na Estratégia de Saúde da Família Márcia Maria Andreatta, no bairro Estados. Já os participantes do grupo de atividade física se encontram duas vezes por semana na associação do mesmo território da ESF.

Como método principal utiliza-se a contação de história, na qual os idosos relatam suas memórias e vivências, interagindo com as crianças e transmitindo ensinamentos sobre temas diversos. Na sequência é realizada a prática de atividade física com ações recreativas, sempre mesclando ações entre os idosos e as crianças.

Divulgação

A explanação do trabalho foi realizada pelas agentes comunitárias da Unidade e criadoras do projeto, Malvina Ribeiro e Maria Teresinha Batista. Também acompanhou no evento a profissional de educação física do Núcleo de Apoio à Saúde da Família (Nasf), Nayara Elmisan Zolet, que conduz o grupo de atividade física.

O Seminário recebeu a inscrição de 169 trabalhos, dos quais 14 foram selecionados como experiência exitosa na temática do evento e tiveram a oportunidade de serem apresentados. “O trabalho de Indaial ficou em sexto lugar dos 14 apresentados. Foi uma experiência incrível para mim e as demais profissionais envolvidas”, conta Malvina.

Nessa quarta, 6 de dezembro, o grupo esteve reunido para o último encontro do ano. Em 2018 as atividades continuam.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.