Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Timbó comemora o lançamento da “Associação das Cervejarias de Timbó”

Por Aline Brehmer/Ascom PMT

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

TIMBÓ – A Associação das Cervejarias de Timbó agora é realidade! Na última semana, os representantes das cinco cervejarias do município (Berghain, Blauer Berg, Borck, Hersing e PillRed) realizaram junto do Departamento de Turismo a reunião de lançamento da Associação, onde foram definidas as ações e parcerias para 2021.

A Assessora Técnica Institucional do Turismo do município, Cíntia Mara Panini, destaca a importância dessa união.  “O Departamento de Turismo tem como missão fomentar as atividades e empreendimentos de Timbó, e foi o que fizemos, incentivando e auxiliando na criação dessa Associação. Ela representa a força e a voz de todos os participantes. Agora que tudo já está encaminhado, o poder público poderá apoiar ainda mais este segmento através da Associação, que será comandado pelos seus respectivos participantes e com certeza, seremos sempre bons parceiros e vamos continuar trabalhando juntos”, esclarece.

O senhor Brunhard Borck, proprietário da Cervejaria Borck, diz que essa foi a primeira cervejaria artesanal de Santa Catarina, criada em 1966, e que a ideia de criar uma Associação já era discutida há muito tempo e agora com o estímulo e garra da nossa gestora de turismo, Cíntia Mara, o sonho se tornou realidade. “A verdade é que sozinhos nós não temos força e com a Associação sim! É muito bom ver que, aqui, a concorrência do segmento fica de lado, até porque esse projeto envolve e fortalece a todos nós, do ramo cervejeiro”, comenta.

Novos projetos a caminho

Cíntia Mara relembra que com o evento “Festival das Cervejarias de Timbó”, ficou comprovado o quanto as bebidas produzidas aqui são de qualidade. “Em todas as edições, as vendas foram um sucesso! O próximo passo do Departamento de Turismo agora é criar, junto com a Associação, a Rota Cervejeira. Já estamos fazendo um mapeamento e estudo a respeito”, anuncia.

Segundo ela, a ACerv tem como principal objetivo fazer com que os produtos cheguem a todos timboenses, seja através de parcerias com empresários e entidades, ou através de ações conjuntas, parcerias comerciais e, principalmente, na realização de eventos culturais e turísticos na cidade, inserindo a cerveja artesanal como catalisadora no processo de valorização das nossas tradições culturais, tão ricas e abundantes na região.

Outra ideia que logo deve sair do papel é a conquista de uma sede própria para a Associação, que seria também um museu, contando a história de cada cervejaria e reunindo todas as marcas em um só lugar.

“Esse legado vai continuar e seria muito bom ter um lugar para contar nossas histórias, dificuldades e superações. A Associação fez sua primeira reunião e já há várias ideias para serem colocadas em prática com a parceria do poder público”, destaca seu Borck. Em nome da Associação, ele deixa seu agradecimento pelo incentivo e apoio do poder público na realização desse sonho.

Diretoria da Associação das Cervejarias de Timbó

Presidente – Gilberto Ribeiro Fernandes

Vice-presidente – Giovani Boettger

Secretário – Erhard Hersing Júnior

Tesoureiro – João Augusto Kriger

O que os associados da ACerv têm a dizer:

“A abertura da associação das cervejas de Timbó é o primeiro e grande passo para as conquistas que estão por vir. Marca o fortalecimento do turismo junto ao mercado cervejeiro para toda nossa região. Além disso, ajuda a fomentar nossa economia e a reforçar a qualidade de nossa marca e produto no mercado, competindo de igual para igual com outras cervejarias da região” — Giovani, proprietário da cervejaria Blauer Berg

“A fundação da Associação das Cervejarias (ACerv) Timbó tem papel fundamental para união das empresas fabricantes de chopp artesanal da cidade em prol de uma única bandeira: a de beber menos e beber melhor. Além disso, é importante lutar para que as nossas cervejarias tenham acesso aos eventos apoiados pelo poder público, pois elas arrecadam impostos que ficam na cidade. Para a comunidade timboense, os principais benefícios são a manutenção e geração de novos empregos diretos e indiretos, além de garantir qualidade e, principalmente oferecer variedade de produtos nos futuros eventos” — João, proprietário da cervejaria Berghain

“A Acerv Timbó nasce com a proposta de levar o nome da nossa Timbó por todo o Brasil através de cervejas extremamente bem elaboradas e que valorizam a qualidade e, principalmente, a sua origem. Vamos unir esforços em prol do fomento da e valorização da cerveja artesanal timboense pois, além de possuir a mais antiga cervejaria artesanal de SC e quarta mais antiga do Brasil, também temos novas e excelentes cervejarias já premiadas e reconhecidas até no Exterior” — Luciano, proprietário da cervejaria Borck

“Criamos esta associação para unir forças a um propósito que é, fortalecer o comércio local, gerando renda e empregos diretos e indiretos. Isso fortalece nossas marcas, que já são conhecidas pelos timboenses e moradores de fora pela qualidade e verdade que possuem” — Gilberto, proprietário da cervejaria PillRed

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.