Suposto crime de Falsidade Ideológica registrado em meio virtual envolvendo políticos de Indaial

INDAIAL – A Polícia Civil de Indaial registrou um boletim de ocorrência (BO) com o número 0163192/2024-BO-00291.2024.0000535, após comunicação de Ana Paula Reiter e Lúcio Vanderlinde, membros do mesmo partido político, sobre um suposto crime de Falsidade Ideológica consumado com seus nomes em meio virtual, por meio de inteligência artificial, especificamente em aplicativos de troca de mensagens, como WhatsApp.

Segundo o relato de Ana Paula Reiter, ela recebeu áudios e imagens onde seu nome, juntamente com o de Lúcio Vanderlinde, estava associado a falas injuriosas e difamatórias, relacionadas a assuntos políticos. No entanto, ao analisar os áudios, percebeu que a voz não era a de Vanderlinde, levando-a a concluir que foram gerados por meio de inteligência artificial. A comunicação incluía ainda uma montagem com uma foto dos dois.

Lúcio Vanderlinde relatou uma situação semelhante, onde recebeu áudios e imagens com sua voz simulada por inteligência artificial, também associando-o a declarações injuriosas contra Ana Paula Reiter e seu partido político. Um dos áudios inclusive mencionava o desejo de “destruir o partido Liberal”. A comunicação também incluía uma montagem fotográfica.

As testemunhas Robson Caetano e Raphael Martins, que também receberam as imagens e áudios, confirmaram terem recebido o conteúdo através de grupos do WhatsApp.

O caso segue sob investigação da Polícia Civil de Indaial, que busca identificar os responsáveis pela criação e disseminação do material difamatório.

Texto:jornalista Judson Lima

Abaixo Boletim de Ocorrência .

46cb8a16 9efb 4396 a27d 6562f83e89ae scaled
Suposto crime de Falsidade Ideológica registrado em meio virtual envolvendo políticos de Indaial 2

Você não pode copiar conteúdo desta página