Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
bANNER CAMARA DE BLUMENAU ABRIL
PlayPause
previous arrow
next arrow

Sonho da “Minha Casa, Minha Vida” vira pesadelo ao rachar após construção de vizinho

As vítimas contam que adquiriram o lote e edificaram a casa através do programa "Minha Casa, Minha Vida", após muito em esforço, em agosto de 2014

banner camara timbo abri
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

ITAJAÍ – O desembargador Selso de Oliveira manteve decisão da comarca de Itajaí que deferiu tutela de urgência em favor de um casal cuja residência foi afetada por construção de vizinho e interditada pela Defesa Civil, com a necessidade de desocupação por risco de acidente. A determinação da justiça obrigou o dono da obra lindeira ao pagamento de aluguel social, no valor de R$ 850, acrescido do respectivo IPTU e taxa de lixo, em favor dos vizinhos que ficaram desalojados. A medida valerá até a residência original ser liberada ou a ação principal ser julgada.

As vítimas contam que adquiriram o lote e edificaram a casa através do programa “Minha Casa, Minha Vida”, após muito em esforço, em agosto de 2014. Em novembro passado, entretanto, quando o vizinho começou a construir um imóvel de três pisos em terreno contíguo, a residência do casal foi afetada, com o registro de fissuras, trincas, rachaduras nas estruturas, paredes, muro, e piso, além de manchas de umidade geradas por infiltração. Eles ingressaram com ação de danos materiais e morais e aguardavam por um desfecho quando tiveram que abandonar o imóvel.

A Defesa Civil, em estudo preliminar, apontou a obra vizinha como provável causadora dos danos. Laudo elaborado posteriormente por engenheiro contratado chegou a conclusão similar: “Entendo que a edificação do requerente sofreu intervenção da edificação do requerido, através do bulbo de pressão, apresentando recalques diferenciais nas suas funções e consequentes anomalias”. Neste sentido que, obrigado a aguardar o trâmite do processo desalojado, o casal pleiteou o auxílio moradia, deferido em 1º Grau e mantido agora pelo TJ. Na ação que segue na comarca de origem as vítimas pedem danos materiais pela perda da residência e mais R$ 30 mil por danos morais (Agravo de Instrumento 40110548520198240000).

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.