Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

SME promove campanha para doação de sangue em Blumenau

A expectativa é de que mais de 100 atletas participem da ação voluntária.

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – A Secretaria Municipal do Esporte (SME) começou a divulgar nesta segunda-feira, dia 20, uma campanha para incentivar a doação de sangue, por parte de atletas das mais variadas modalidades esportivas de Blumenau. Ao todo, são 47 modalidades coordenadas pela SME.

Foto: Blumenau Futsal

A expectativa da secretaria é de que nas próximas três semanas, mais de 100 atletas sejam envolvidos na ação. O secretário da SME, César Paulista, explica que a ideia é aproveitar o perfil saudável dos atletas, que continuam no período de quarentena, e reforçar o estoque de sangue da cidade. “Esta também é uma forma de retribuir todo o carinho que a cidade de Blumenau tem pelo o esporte e por nossos atletas”, afirma o secretário.

A SME está orientando para que cada esportista entre em contato com o Hemosc para agendar a coleta, desta forma evitando aglomerações. Na última quinta-feira, dia 16, cerca de oito atletas e integrantes da comissão técnica do Blumenau Futsal já estiveram no Hemosc para fazer as doações.

A doação

Segundo o Hemosc, a doação consiste na retirada de aproximadamente 450 ml de sangue, por meio de inserção de uma agulha em um dos braços. A coleta é feita por pessoal capacitado e sob supervisão de um médico ou enfermeiro, garantindo o bem-estar do doador. O ambiente deve ser limpo e confortável e o material descartável. Todo o processo da doação de sangue leva em torno de 55 minutos. Doar sangue não dói, nem prejudica a saúde.

O que é necessário para fazer a doação:

  • Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;
  • Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;
  • O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;
  • O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;
  • Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);
  • Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG, carteira profissional, carteira de motorista, etc.
  • Ter repousado bem na noite antes da doação;
  • Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;
  • Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;
  • Evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Em tempos de Coronavírus a seleção de candidatos à doação de sangue fica ainda mais criteriosa.

Saiba quem não pode doar:

  • Pessoas que tenham se deslocado ou que sejam procedentes de países com casos confirmados de infecções pelo SARS-CoV-2 – inaptas para a doação por 14 dias após o retorno destes países;
  • Pessoas que foram infectadas pelos vírus SARS-CoV-2 após diagnóstico clínico e/ou laboratorial – inaptas pelo um período de 30 dias após a completa recuperação (assintomáticas e sem sequelas que contraindiquem a doação);
  • Aqueles que tiveram contato nos últimos 30 dias com pessoas que apresentaram diagnóstico clínico e/ou laboratorial de infecções pelo vírus SARS-CoV-2 – inaptos pelo período de 14 dias após o último contato com essas pessoas;
  • Pessoas que permaneceram em isolamento voluntário ou indicado por equipe médica devido a sintomas de possível infecção pelo SARS-CoV-2 – inaptas pelo período que durar o isolamento (no mínimo 14 dias) se estiverem assintomáticos.
você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.