INDAIAL – O Sinserpi, representante dos servidores públicos municipais de Indaial, faz uma denúncia sobre a conduta antissindical do prefeito André Moser. Em nota a entidade expressa preocupação com a postura do gestor, evidenciada por meio das redes sociais pessoais do prefeito André Moser e de alguns vereadores, que, segundo o sindicato, distorcem informações e desabonam o trabalho dos servidores públicos e de sua entidade de classe. No final de semana, o prefeito anunciou em suas redes sociais que vai apresentar Projeto na Câmara de Vereadores, para que o município deixe de pagar salário do presidente do Sindicato , concursado, mas atuando somente no Sindicato, conforme permite a lei atual.
Em resposta a Moser, o Sinserpi ressalta a importância de identificar e combater atos antissindicais, protegidos pelo direito à liberdade sindical garantida pela Constituição Federal de 1988 e por tratados internacionais. Destaca-se que o sindicato é eleito pelos servidores para defender e garantir seus direitos, inclusive por meio de pleitos judiciais quando necessário.
Nos últimos anos, o Sinserpi Indaial afirma ter enfrentado ataques e retiradas de direitos dos servidores públicos, o que resultou em um grande número de ações judiciais (aproximadamente 580 entre individuais e coletivas) para garantir e preservar direitos trabalhistas.
A denúncia também aborda o Projeto de Lei que busca retirar o ônus da remuneração do presidente do sindicato, o que impactaria diretamente na defesa dos servidores. Além disso, o sindicato destaca sua dependência das mensalidades dos associados para manter suas atividades, ressaltando a importância desses recursos para custear despesas operacionais e jurídicas.
A nota descreve a falta de diálogo do prefeito com o sindicato e a preocupação com o futuro das negociações e direitos dos servidores públicos.