Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Seterb Blumenau terá ônibus para ações educativas e de conscientização

Veículo foi adquirido com recursos das multas de trânsito.

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb), por meio da Escola Pública de Trânsito (EPT) ganhará um grande aliado para ações educativas e de conscientização para este ano. A partir do início do ano letivo no município, programado para ocorrer no dia 6 de fevereiro, as ações da EPT contarão com o ônibus-cinema. O veículo, adquirido pela Seterb, oferecerá ações voltadas para educação no trânsito e também servirá como base administrativa, com atendimento móvel da secretaria. O carro foi apresentado oficialmente na manhã desta terça-feira, dia 4.

Foto: Michele Lamin

Ao todo, a Seterb investiu R$ 592 mil na aquisição e adaptação do ônibus. Os recursos para a compra do veículo são oriundos dos recursos das multas de trânsito.

O veículo é equipado com 14 poltronas disponíveis para transporte de passageiros, sendo uma adaptada e rampa traseira para acesso de cadeiras de rodas e dois lugares para cadeirantes. O carro também conta com sete monitores e um sistema de multimídia HDMI com projetor e sistema de som para exibição de vídeos e apresentação de slides. Além disso, está equipado com conectores USB e tomadas de 220v, que são alimentadas por um gerador, além de um rádio comunicador, 15 câmeras de monitoramento, internas e externas, giroflex e sirene.

O ônibus ainda possui dois guichês para atendimento ao público. Além das ações educacionais, o veículo servirá como base móvel administrativa e oferecerá diversos serviços, focando na descentralização das demandas. Com a unidade móvel da secretaria, a comunidade poderá ter a disposição serviços como credenciais de vagas especiais, análise de recursos de multas e boletim de ocorrência, por exemplo.

O veículo servirá como uma importante ferramenta para aproximar a Seterb da população, além de ter papel fundamental nas ações de conscientização da pasta. As ações utilizando o ônibus nas unidades escolares iniciam junto com o ano letivo no município. As primeiras escolas a receber o ônibus serão as unidades que contam com os semáforos escolares que foram instalados no decorrer do mês de janeiro.

“Queremos conscientizar a população, principalmente os alunos sobre a importância destes equipamentos e a segurança que a utilização deles trará”, afirma o coordenador da Escola Pública de Trânsito, Marco Rabello.

Ciclo-Escola
Na ocasião também foi apresentado o programa Ciclo-Escola, que consiste em atividades educativas realizadas nas unidades escolares com alunos que utilizam bicicletas como forma de transporte no trajeto casa/escola e escola/casa. As atividades buscam educar as crianças sobre a forma de utilizar a bicicleta no trânsito, mostrando o comportamento defensivo ideal.

Em levantamento prévio, a Seterb identificou 590 alunos que utilizam a bicicleta como meio de transporte e que, durante a programação educativa, receberão capacetes para utilizar no descolamento diário.

Seterb nas redes sociais

Como forma de aproximar a Seterb dos pedestres e motoristas da cidade, a secretaria lançou suas redes sociais, criando assim mais um canal direto com a população. A intenção é mostrar as ações realizadas pela secretaria, além de trazer mais transparência às operações, como fiscalização de radares e blitze educativas realizadas pela Guarda Municipal de Trânsito.

A secretaria agora está presente no Facebook (facebook.com/seterb) Twitter (twitter.com/seterb) e Instagram (instagram.com/seterb_blumenau).

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.