A notícia além do olhar técnico!

Semus intensifica o combate à dengue em Blumenau

Escolas estão recebendo os agentes de endemia e visitas com defesa civil iniciam na próxima semana.

BLUMENAU – Prosseguindo com as ações de combate e prevenção à dengue em Blumenau, anunciadas pelo prefeito Mário Hildebrandt, na última segunda-feira, dia 12, a Secretaria de Promoção à Saúde (Semus), em parceria com a Secretaria de Educação (Semed), intensificou desde esta quinta-feira, dia 15, às visitas educativas nas escolas do município.

A primeira unidade de ensino do município a contar com a visita da equipe de agentes de combate a endemias foi a Escola Básica Municipal (EBM) Adelaide Starke, na Itoupava Norte. Já nesta sexta-feira, dia 16, foi a vez dos alunos da EBM Patrícia Helena Pegorin, no bairro Fortaleza, receberem a visita dos “mosquitos mascotes” e as dicas de como prevenir a proliferação do aedes e evitar a dengue.

Nas próximas duas semanas, alunos de pelo menos seis outras escolas vão receber as orientações de como eliminar criadouro do mosquito aedes e ajudar a evitar que Blumenau registre mais casos de dengue. Até o final do ano, todas as escolas e creches municipais devem receber as instruções de prevenção.

Outra estratégia de combate ao inseto será realizada a partir da próxima segunda-feira, dia 19, em parceria entre os agentes de endemias e a defesa civil de Blumenau. Essas equipes irão visitar casas e principalmente prédios e condomínios da região do bairro Victor Konder, onde residem as duas pessoas que contraíram o vírus da dengue. As equipes serão capacitadas no combate ao mosquito antes de irem a campo.

As ações de fiscalização passarão a ter apoio de um drone, adquirido pelo Fundo Municipal do Meio Ambiente e dois servidores da Semus serão treinados nas próximas semanas para operar o equipamento.

Prevenção constante 
Ações educativas de prevenção são constantes em empresas e escolas da cidade, além da capacitação de equipes de agentes comunitários de saúde. Recentemente os agentes de endemias da Prefeitura de Blumenau realizaram uma ação preventiva a dengue, acompanhados de soldados do 23º Batalhão do Exército de Blumenau (23º BI).

Blumenau registra atualmente 203 focos, que são constantemente monitorados pelos agentes de endemia da Semus. Também faz parte do trabalho de prevenção e combate o acompanhamento constante das 1.652 armadilhas e dos 358 pontos estratégicos, que são locais mais propícios ao aparecimento do mosquito, como os próprios cemitérios, transportadoras, comércios de ferro velho e borracharias.

Relembre os casos
Desde o início deste ano, a Semus, por meio do Programa de Combate à Dengue e da Vigilância Epidemiológica, registrou 29 casos confirmados da doença no município, sendo 2 autóctones, ou seja, contraidos em Blumenau, e outros 27 casos importados, sendo 10 deles adquiridos em outros estados. Em 2018, foram registrados dois casos de dengue e um de chikungunya, todos importados.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.