IMG-20210628-WA0344
Arte Vacinação - indailal
PlayPause
previous arrow
next arrow

Semana Nacional da Conciliação tem ações em Indaial

gulamania
Rodeio 35
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – Para solucionar conflitos através do comum acordo entre as partes envolvidas, o Poder Judiciário está realizando desde a última segunda-feira, dia 27 de novembro, até 1º de dezembro, a 12ª Semana Nacional da Conciliação em todo o país. Na comarca de Indaial foram pautados 232 processos – 68 cíveis em geral, 107 de juizados especiais cíveis e 57 de juizados especiais criminais. Diariamente, o atendimento será oferecido em quatro salas, com a realização de audiências simultâneas. Além dos servidores envolvidos, outros dez conciliadores voluntários participam da mediação.

Segundo o chefe do Juizado Especial Cível, Criminal e Fazendário, Anderson dos Santos Batata, os voluntários passaram por um treinamento em conciliação com base no novo CPC, realizado em parceria com a Uniasselvi de Indaial. “Participaram profissionais e acadêmicos de Direito, Administração, Serviço Social e Psicologia. Cada participante doou um quilo de alimento não perecível, entregue aos Bombeiros Voluntários de Indaial. Dar nossa contribuição ao bem comum, disseminando a cultura da paz, faz toda a diferença”, comenta.

Conforme o Tribunal de Justiça de Santa Catarina (TJSC), a campanha em prol da conciliação, realizada anualmente desde 2006 pelo Conselho Nacional de Justiça, envolve os Tribunais de Justiça, do Trabalho e federais, que selecionam processos que tenham possibilidade de acordo e intimam as partes envolvidas para solucionarem o conflito.

A juíza Horacy de Souza Baby, titular da 1ª Vara e entusiasta da prática da conciliação, já reservou um dia de sua agenda para auxiliar nas audiências. “Não é bom para o homem a terceirização da solução de seus problemas. O juiz impõe uma decisão e, por melhor que seja, não atende ao interesse de todos, tampouco resolve definitivamente o conflito, que permanece latente na relação, às vezes por uma vida. Com tantos sentimentos envolvidos, conciliar muitas vezes não é tarefa fácil mas, com certeza, nos torna uma pessoa melhor, mais conectada com o mundo e a cultura da paz e do amor ao próximo”, analisa a magistrada.

Durante a Semana da Conciliação, através de convênio firmado com a Secretaria de Urbanização e Meio Ambiente de Indaial, cada pessoa que comparecer ao Fórum receberá uma muda de árvore com instruções de plantio, com o objetivo de incentivar a preservação do meio ambiente. Na abertura do evento, uma muda de palmeira-indaiá, árvore que deu nome ao município, será plantada no terreno do Fórum.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.