IMG-20210628-WA0344
UNIMED---50-anos
Banner Indaial
1200 x 100 (3)
PlayPause
previous arrow
next arrow

Seis casos de coronavirus confirmados em Blumenau

Por Judson Lima

gulamania
1200 x 100 (2)
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – A cidade de Blumenau soma neste domingo, dia 22, seis (6) casos confirmados de Coronavírus (COVID-19). Os seis exames com resultado positivo foram testados em laboratório particular contratado junto ao Município, e agora seguem para confirmação junto ao laboratório oficial do Estado, o Lacen.
Os casos incluem uma jovem de 29 anos, que chegou a ser hospitalizada, mas já está em casa, um casal com 40 e 45 anos e dois homens, de 30 e 50 anos que também estão em casa, seguindo orientações de isolamento. Apenas um idoso, de 72 anos e que teve o resultado confirmado, segue hospitalizado, mas fora da UTI.

Ao todo, Blumenau conta com vinte e dois (22) casos registrados como suspeitos, sendo que quatro (4) deles já foram descartados e dezoito (18) casos aguardando resultado do Lacen.

Os pacientes dos casos em investigação estão em isolamento domiciliar e com estado de saúde estável. Os familiares destes pacientes também receberam as orientações de prevenção.

O Município reforça ainda que vem cobrando agilidade na divulgação dos exames enviados ao Lacen, mas que entende, contudo, a alta demanda que o laboratório vem atendendo, uma vez que a mesma estrutura é a responsável pelos exames de todo o Estado. Desta forma, a Prefeitura de Blumenau reafirma que segue a busca pela contratação, com apoio do Consórcio Intermunicipal de Saúde do Médio Vale do Itajaí (Cisamvi), de exames para o Coronavírus junto à rede privada, nos laboratórios credenciados pelo Ministério da Saúde e que tenham a possibilidade de entregar os resultados com maior agilidade.

Atendimento
A partir desta segunda-feira, dia 23, dois Ambulatórios de Atendimento para Casos Suspeitos de Coronavírus passam a oferecer atendimento. Os espaços, montados no Ginásio da secretaria da Família (Pró-Família) e na Policlínica, atenderão das 7h às 19h e contarão com equipes compostas por profissionais da saúde como técnicos em enfermagem, enfermeiros, farmacêuticos e médicos.
Pessoas com sintomas gripais como febre, mal-estar, coriza, tosse e congestão nasal poderão se dirigir até o local. Em casos com esses sintomas, aliados a dificuldade de respirar, a orientação é para que as pessoas procurem um pronto-socorro.
Além desses dois Ambulatórios montados na Policlínica e no Ginásio da Pró-família, os AGs e ESFs seguem atendendo a comunidade.
Ao longo do sábado, 21, equipes da Defesa Civil, 23º Batalhão de Infantaria e Bombeiros realizaram a instalação de tendas que servirão como consultórios e no apoio aos atendimentos. Essa medida faz parte do planejamento e organização do Município visando estar preparado para atender um eventual crescimento de casos, possibilitando desta forma, complementar o atendimento nas estruturas e hospitais da cidades.

Atendimento virtual
A Prefeitura estrutura ainda um canal de atendimento virtual que ajudará na orientação e esclarecimento de dúvidas em relação ao Coronavírus. A ferramenta deve estar disponível já a partir da próxima terça-feira e terá como suporte estudantes em fase final do curso de medicina na Furb.

Trânsito
A Secretaria Municipal de Trânsito e Transportes (Seterb) seguiu neste domingo, 22, com as barreiras de orientação em alguns pontos de acesso ao município. Além da orientação realizada pela Guarda de Trânsito, a equipe usou placas informativas para alertar sobre a responsabilidade social e a importância de evitar a circulação desnecessária pela cidade. A Seterb ressalta que não existe a intenção de realizar bloqueios nos acessos à cidade e que as barreiras de orientação seguem sendo realizadas ao longo dos próximos dias.

Transporte para profissionais da saúde

A partir desta segunda-feira, 23, a Seterb também passa a disponibilizar quatro linhas de ônibus para o deslocamento exclusivo de profissionais da área da saúde identificados com crachá.
Os ônibus vão passar por cerca de 50 ruas da cidade, possibilitando o deslocamento dos profissionais da rede pública e privada. O esquema de pagamento é o mesmo do transporte em dias normais, ou seja, utilizando dinheiro ou vale transporte.
Nestes primeiros dias, fiscais da Seterb farão o acompanhamento dos itinerários para realizar a avaliação e ajustes necessários para atender a demanda.

Vacinação contra H1N1
Também nesta segunda-feira, dia 23, a Secretaria de Promoção da Saúde (Semus) inicia a 1ª Fase da Campanha Nacional de Imunização contra a Influenza, com vacinação de idosos em casas asilares e trabalhadores de saúde em seus locais de trabalho. A vacinação será feita nesses locais até quarta-feira, dia 25.
A vacinação nas unidades de saúde inicia na próxima quinta-feira, dia 26 e contará com diversas medidas para evitar o contagio do Coronavírus. Nos Ambulatórios Gerais do Badenfurt, Velha, Escola Agrícola e Itoupavas, microônibus darão apoio para manter o público na área externa das estruturas. No ambulatório do bairro Centro, a vacinação ocorrerá no Centro de Atenção Integral à Saúde da Mulher (CAISM), no bairro Garcia, a vacina será aplicada na sede da Intendência Municipal e no AG Fortaleza, no Centro Social localizado ao lado da estrutura. Já as Unidades de Estratégia Saúde da Família (ESFs) que possuem salas de vacina também participam da campanha, com medidas de prevenção e distanciamento.
Outra medida adotada para reduzir o contato social será o agendamento de vacinação para idosos, que poderá ser feito pelo site http://pronto.blumenau.sc.gov.br/pronto/agendamentovacinacao.aspx.
Por conta da pandemia de coronavírus, até o dia 15 de abril, a vacina será destinada exclusivamente a idosos e trabalhadores de saúde, conforme estabelece o Ministério da Saúde. O agendamento também será possível ligando nas ESFs com salas de vacina. O atendimento para a vacina da Influenza será limitado para até 100 pessoas por dia nos AGs e até 50 pessoas por dia em ESFs, com prioridade para os agendamentos.

Isolamento
A Prefeitura de Blumenau reforça a orientação para que as pessoas busquem o isolamento social, evitando se deslocar sem necessidade. Quatro carros de som estão percorrendo as ruas da cidade relembrando as recomendações.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.