Saúde íntima: Absorvente Amor-Ajude no Combate a Pobreza Menstrual

Foto: Reprodução
Foto: Reprodução

BLUMENAU – A Campanha tem por objetivo reforçar a importância da Saúde Íntima, e arrecadar absorventes para mulheres em situação de vulnerabilidade social.

A Campanha iniciou publicamente há cerca de um ano, e foram arrecadados e doados até o final de 2021, cerca de 8 mil absorventes, mais desodorantes, sabonetes, além de outros produtos de higiene feminina. Também foram realizadas mais de 10 ações, como palestras e oficinas em escolas e com grupo de mulheres, tendo objetivo de informar, e conscientizar a respeito da Saúde Intima da Mulher.
Entre as ações foram realizadas 2 oficinas com adolescentes ensinando a fazer absorvente de pano e ressaltando a importância de falar e entender mais sobre o ciclo menstrual e a importância da higiene intima. Também foram doados produtos de higiene e realizadas rodas de conversas com mulheres em situação de vulnerabilidade social, que sofriam com desconforto da falta de produtos para o período menstrual, e algumas necessitavam de doações de absorventes por sofrem com incontinência urinária.

49386f2d 4e47 4ac2 b4b4 661ccfaeac9c
Divulgação

Além das ações de orientação e prevenção foram realizadas reuniões com autoridades municipais do Legislativo e executivo, além de médicos e empresários, com foco em disseminar o assunto e propagar os cuidados, e a prevenção de doenças, geradas pela pobreza menstrual.

Em cada período menstrual, perde-se cerca de 30ml a 80ml de sangue, em estimativa, logo a troca de absorventes deve ser em um período de no máximo 4 horas, evitando assim a proliferação de bactérias. Falta ou higiene inadequada da região intima feminina pode gerar infecções, corrimentos, odores e até pequenos ferimentos na região.

A pobreza menstrual está presente mensalmente na vida de milhões de mulheres ao redor do mundo. Pobreza ou precariedade menstrual é a falta de acesso ou a falta de recursos que possibilitem a aquisição de produtos de higiene como absorventes.

A Campanha SAÚDE INTIMA-ABSORVENDO AMOR – AJUDE NO COMBATE À POBREZA MENSTRUAL, foi idealizada para ajudar mudar vidas. E neste um ano já conseguiu movimentar autoridades e parte da sociedade para ajudar de alguma forma nessa jornada.
Considerada uma conquista para a sociedade, o Legislativo municipal, através do Vereador Almir Vieira, se sensibilizou com a causa e desenvolveu um projeto que hoje é lei municipal, e virou “PROGRAMA PERMANENTE DE COMBATE À POBREZA MENSTRUAL E INCENTIVO À SAÚDE ÍNTIMA FEMININA NO MUNICÍPIO”.

A Campanha “SAÚDE INTIMA – ABSORVENDO AMOR- AJUDE NO COMBATE À POBREZA MENSTRUAL”, continua arrecadando absorventes e distribuindo para entidades e mulheres que necessitam, além de fazer um trabalho de conscientização sobre o assunto.

A Rede Feminina de Combate ao Câncer de Blumenau é um dos pontos de arrecadação e doação de absorventes.

Dia 28 de Maio é dia Internacional de Luta pela Saúde da Mulher e Higiene Menstrual.

A pobreza menstrual, por exemplo, pode ser um ponto de partida para doenças como candidíase, síndrome do choque tóxico (síndrome rara ocorre geralmente em mulheres menstruadas que usam absorvente interno com muita absorção ou por tempo prolongado, ou pessoas que têm um corte, ferida, picada de inseto infectada e mal tratada), hidradenite supurativa é uma doença crônica da pele que provoca a inflamação das glândulas sudoríparas, e até desencadear com o passar dos anos o câncer de colo de útero, que é a quarta causa de morte por câncer entre mulheres brasileiras. Segundo a Dra Monique Novacek, Ginicologista Obstetra da Clinica Mantelli, as doenças podem surgir com a pobreza menstrual aliada a falta de higiene intima, e a falta de informação desse público em situação de vulnerabilidade.

Fonte: Assessoria Comunicação

 

 

Você não pode copiar conteúdo desta página