A notícia além do olhar técnico!

Saúde de Indaial reforça cuidados da população masculina no Novembro Azul

De 1º de janeiro a 31 de outubro de 2019 foram realizados, nas Unidades de Saúde de Indaial, 172.894 atendimentos/procedimentos exclusivamente a homens com mais de 18 anos.

INDAIAL – O mês de novembro tem a finalidade de lembrar a população masculina dos cuidados de sua saúde. Em Indaial, a Secretaria de Saúde trabalha a sensibilização do público-alvo durante o Novembro Azul com o tema: “Homem, de novembro a novembro, cuide da sua saúde”, reforçando que os cuidados devem acontecer o ano todo.

Conforme o Ministério da Saúde, as principais causas de mortalidade da população masculina no Brasil, na faixa etária de 20 a 59 anos em 2014, eram: causas externas de morbidade e mortalidade (acidentes, ferimento com arma, etc); doenças do aparelho circulatório (AVC, IAM, etc); neoplasias (tumores); doenças do aparelho digestivo e algumas doenças infecciosas e parasitárias.

Atualmente nas Unidades de Saúde são ofertadas diversas ações voltadas ao acolhimento do homem, prevenção de violências e acidentes, planejamento familiar, saúde sexual e reprodutiva, paternidade ativa, hábitos de vida saudáveis e cuidado de doenças como diabetes e hipertensão.

Dessa forma, o público masculino tem acesso a serviços como aferição de pressão arterial; teste de glicemia capilar; atualização vacinal; rastreio de obesidade; realização de testes rápidos de Hepatites B e C, HIV e Sífilis; pré-natal do parceiro; programa de controle de tabagismo; orientação da equipe de saúde e controle de dislipidemias (colesterol, triglicerídeos, etc).

De 1º de janeiro a 31 de outubro de 2019 foram realizados, nas Unidades de Saúde de Indaial, 172.894 atendimentos/procedimentos exclusivamente a homens com mais de 18 anos.

No dia 30 de novembro, sábado, serão intensificadas as ações em conjunto com a vacinação contra o sarampo, que contemplará a imunização de adultos jovens não vacinados na faixa etária de 20 a 29 anos. Nessa data, serão disponibilizados testes rápidos para detecção de HIV, Hepatites B e C e Sífilis; vacinação contra febre amarela; atualização da caderneta vacinal; orientações sobre saúde do homem e aferição de pressão arterial na Unidade Heinz Schutz, das 8h às 17h.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.