Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Indaial disponibiliza novo medicamento de prevenção ao HIV

A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina)

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – Um novo medicamento de prevenção à infecção pelo HIV está disponível gratuitamente no Ambulatório de Infectologia da Secretaria de Saúde de Indaial. Trata-se da PrEP (Profilaxia Pré-Exposição ao HIV). Ela consiste na tomada diária de um comprimido que impede que o vírus causador da Aids infecte o organismo antes de a pessoa ter contato com o HIV.


A PrEP é a combinação de dois medicamentos (tenofovir + entricitabina), que bloqueiam alguns caminhos usados pelo HIV para infectar o organismo. Se for tomado diariamente, a medicação pode impedir que o HIV se estabeleça e se espalhe no corpo. Caso contrário, pode não haver concentração suficiente do medicamento na corrente sanguínea para bloquear o vírus.


Segundo a coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Sabrina de Vargas Souza, essa medicação está disponível apenas para os grupos de risco, que é formado por homens que fazem sexo com homens, profissionais do sexo, transexuais e casais soro discordantes, quando um tem o vírus e o outro não. Além disso, para quem faz uso repetido de PEP (Profilaxia Pós-Exposição ao HIV) e apresenta episódios frequentes de Infecções Sexualmente Transmissíveis.

É importante esclarecer que a PrEP não protege de outras Infecções Sexualmente Transmissíveis, tais como Sífilis, Clamídia, Gonorréia e Hepatite. Portanto, deve ser combinada com outras formas de prevenção, como a camisinha”, enfatiza Sabrina.

Quem está em um desses grupos e tem interesse em fazer uso da PrEP deve procurar o Ambulatório de Infectologia, localizado na Unidade Heinz Schutz, presencialmente na rua São Francisco, 250, Centro, de segunda a sexta, das 8h às 16h, ou pelo telefone 3317-2107.

A equipe responsável por esse programa no Município é formada pela enfermeira, Sabrina de Vargas Souza, o farmacêutico Eloi Pretti Junior, o médico clínico-geral Paulo Roberto Rodrigues e os técnicos em enfermagem João Ronaldo dos Santos e Adely da Silva.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.