POLÍTICA – Santa Catarina tem oito candidatos confirmados ao governo do Estado a aproximadamente dois meses para as Eleições 2018. O prazo para realização das convenções que formalizam as candidaturas terminou neste domingo, dia 5 de agosto. Confira quem são, em ordem alfabética:
Ângelo Castro – PCO
Carlos Moises da Silva – PSL
Décio Lima -PT
Gelson Merisio – PSD-PP-PSB-PDT, PCdoB e outros 12 partidos
Ingrid Assis – PSTU
Leonel Camasão – PSOL
Mauro Mariani – PMDB-PSDB-PR-PPS e outros 5 partidos
Rogério Portanova – Rede
Como ocorreram as escolhas
O primeiro a ser oficializado, em 20 de julho, foi Rogério Portanova, da Rede Sustentabilidade.
Em 21 de julho, representantes de 11 partidos políticos confirmaram o deputado estadual Gelson Merisio (PSD) na disputa pelo cargo. Já no dia 28 de julho, o deputado federal Esperidião Amin (PP) foi oficializado candidato ao governo. Mas no domingo, dia 5 de agosto, o PSD e o PP fecharam um acordo para ter chapa majoritária com Gelson Merisio como candidato ao governo.
No dia 29 de julho, o senador Paulo Bauer (PSDB) foi oficializado como candidato ao governo catarinense. Mas no domingo, 5 de agosto, último dia de convenções, PSDB e MDB fecharam coligação. Assim, Bauer passou a apoiar a candidatura do deputado federal Mauro Mariani, confirmado no sábado, dia 4 de agosto, como o candidato do MDB ao governo do Estado.
Outro postulante ao cargo, Leonel Camasão (PSOL), foi oficializado na disputa também, no sábado, dia 4 de agosto.
Neste domingo, dia 5, outros dois partidos confirmaram candidatos ao governo do Estado. Décio Lima foi oficializado pelo PT. Já o PSL homologou a candidatura do comandante Carlos Moisés da Silva para o governo do Estado. A vice será a advogada Daniela Reinehr.
Eleição ao governo de SC fica polarizada em três candidatos
Data do primeiro turno
O primeiro turno da eleição ocorre dia 7 de outubro em todo o Brasil. Serão escolhidos presidente da República e vice, senadores, deputados federais, governador do Estado e vice e deputados estaduais.