A notícia além do olhar técnico!

Santuário de Azambuja

Por Judson Lima

BRUSQUE –Santuário Nossa Senhora de Azambuja é um santuário católico localizado na cidade de Brusque, em Santa Catarina. Possui em seu complexo, além do templo religioso o Museu arquidiocesano Dom Joaquim,o Hospital arquidiocesano Cônsul Carlos Renaux e o Seminário metropolitano Nossa Senhora de Lourdes.

O antigo Caminho do Ribeirão ou Caminho do Meio passou depois a ser chamado apenas Azambuja, possivelmente uma homenagem ao conselheiro Bernardo Augusto Nascentes d’Azambuja.

Os primeiros colonos chegaram por volta de 1876 e iniciaram a construção de uma capela em honra de Nossa Senhora de Caravaggio, que veio a medir 6 metros de comprimento por 3 metros de largura, feita de tijolos ali mesmo fabricados, onde foi colocado um quadro, vindo da Itália, de Nossa Senhora de Caravaggio. Este quadro hoje encontra-se no Museu arquidiocesano Dom Joaquim.

Devido as romarias e peregrinações, em 1892 é iniciada a construção de uma nova igreja, pelo Pe. Antônio Eising, medindo 10 metros de largura por 12 metros de comprimento, que foi concluída em 1894.

A tradicional festa de Nossa Senhora de Azambuja é comemorada desde 1892 e em 15 de agosto de 1900 foi celebrada a primeira festa da Assunção de Nossa Senhora.

Devido a crescente importância, em 1 de setembro de 1905, por determinação do bispo diocesano de Curitiba Dom Duarte Leopoldo e Silva, a capela de Azambuja é elevada à dignidade de Santuário Episcopal, agora com o título de Santuário de Nossa Senhora de Azambuja.

Em 8 de dezembro de 1939 foi lançada a pedra fundamental do terceiro santuário, que foi erguido ao redor do segundo santuário, cuja nave central tem 45 metros de comprimento por 16 metros de largura e 20 metros de altura. O segundo santuário é demolido entre junho e setembro de 1941.

A consagração do templo, por Dom Joaquim Domingues de Oliveira, ocorreu apenas em 26 de maio de 1956.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.