Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Santa Catarina cria quase 100 mil vagas de emprego de janeiro a abril de 2021

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

Santa Catarina voltou a registrar saldo positivo nas vagas formais de emprego em abril. Foram criados 11.127 postos de trabalho no mês. Com o resultado do mês passado, o Estado chegou a um saldo positivo de 98.066 postos de trabalho no acumulado do ano até aqui. Trata-se da maior variação do país, se considerados os dados relativos ao estoque de empregos. Os números foram divulgados na tarde desta quarta-feira, 26, pelo Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Ministério da Economia.

Na avaliação do governador Carlos Moisés, os dados do Caged comprovam a solidez econômica de Santa Catarina, que já apresenta a menor taxa de desemprego do Brasil, com 5,3%. Segundo o chefe do Executivo, o Estado apresenta boas condições para os empreendedores e segurança jurídica para novos negócios, pilar fundamental para a geração contínua de empregos, mesmo durante a pandemia.

“Santa Catarina é um Estado diferenciado. Mês a mês, os dados econômicos e fiscais comprovam que estamos caminhando na direção correta, com um crescimento robusto e sustentável. Desde que assumimos o Governo, definimos que o trabalho de desburocratização da máquina pública e apoio ao setor produtivo seria um dos pilares da nossa administração. Os resultados estão aparecendo e temos um horizonte bastante positivo pela frente. O trabalho não vai parar”, destacou o governador.

Na divisão por setores econômicos, os serviços tiveram o maior saldo positivo de abril em Santa Catarina, com 5.170 vagas criadas. Em seguida, vieram a indústria (+2.670) comércio (+2.053) e a construção civil (+2.021). Por questões sazonais, a agricultura teve um saldo negativo de 752 vagas.

Segundo o secretário de Estado do Desenvolvimento Econômico Sustentável, Luciano Buligon, as quase 100 mil vagas de emprego criadas até abril mostram a diversidade econômica de Santa Catarina, com crescimento em todas as regiões.

“Nós temos dito que o Governo do Estado tem se preocupado muito com a saúde dos catarinenses durante a pandemia, mas também com o emprego. Afinal de contas, cuidar da saúde dos catarinenses é também cuidar do emprego. Por isso, desde o início da pandemia, o Governo do Estado tem tomado atitudes de desenvolvimento econômico para a manutenção do emprego. O resultado está aí, com a criação de mais de 98 mil vagas este ano. Com os 53 mil postos do ano passado, isso mostra que Santa Catarina continua crescendo e gerando emprego”, aponta Buligon.

Na divisão por municípios, Joinville possui o maior saldo de vagas de janeiro a abril, com 9.387. Em seguida, aparecem Blumenau (7.613), São José (4.705), Itajaí (4.575) e Jaraguá do Sul (3.913).

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.