Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Sancionada Lei que torna Dialeto Trentino Língua Cooficial de Rodeio

Por Judson Lima

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

RODEIO – Foi sancionada pelo prefeito Paulo Roberto Weiss e publicado no Diário Oficial a Lei Ordinária Nº 2156 que dispões sobre a cooficialização do Dialeto Trentino à Língua Portuguesa, no Município de Rodeio, o que torna esta variante do idioma italiano língua que compartilha juridicamente o status de oficialidade na cidade rodeense.

Agora com o status de língua cooficial concedido pela Lei , será permitido a criação de um planejamento linguístico de ação integrada em todas as Secretarias Municipais; Valorizar a herança linguística e cultural como forma de salvaguardar um Patrimônio Imaterial do povo, Tutelar o Dialeto Trentino através de um projeto político democrático e popular.

                                                         Judson Lima/Foto:Vereadores de Rodeio

Bem como criar um Banco de Dados informatizando no Dialeto Trentino ou bilíngue composto de:
a) Genealogia; b) Imagens; c) Documentos históricos; d) Linguística; e) Sabedoria Popular; f) História e micro história; g) Inventário amplo e irrestrito do desenvolvimento sociocultural, educacional, econômico e político do município.

E também criar um acervo Municipal do Dialeto Trentino , com a Videoteca Virtual; Audioteca Virtual; Biblioteca virtual; Transcrição de entrevistas em Dialeto Trentino e traduzidas para o português.

Com apoio e incentivar o Dialeto Trentino e através dele os saberes tradicionais como músicas, canto, teatro, danças, jogos, entre outros. Apoiar a formação de grupos independentes na comunidade e incentivá-los na promoção da cultura do Dialeto Trentino, e apoiar os Meios de Comunicação falados e escritos no Dialeto Trentino, bem como incentivar publicações bilíngues ou do Dialeto Trentino e distribuir à população.

A Lei foi proposta e aprovada na Câmara com autoria dos vereadores Mércia Pianezzer Ferrari e Paulo Sérgio Floriano em parceria com a Diretoria de Cultura e Turismo.

Vale destacar que em agosto de 2017, foi assinado entre a Prefeitura de Rodeio, representada pelo prefeito Paulinho e a Prefeitura de Fornace/Itália, com o prefeito Mauro Stenico, o Pacto de Amizade entre as cidades , assim, cultivando, incentivando e investindo na cultura do povo, para nunca seja esquecido de onde vieram os rodeenses consolidando assim a cidade como a “Capital Catarinense dos Trentinos”.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.