A notícia além do olhar técnico!

Sancionada Lei que torna Dialeto Trentino Língua Cooficial de Rodeio

Por Judson Lima

RODEIO – Foi sancionada pelo prefeito Paulo Roberto Weiss e publicado no Diário Oficial a Lei Ordinária Nº 2156 que dispões sobre a cooficialização do Dialeto Trentino à Língua Portuguesa, no Município de Rodeio, o que torna esta variante do idioma italiano língua que compartilha juridicamente o status de oficialidade na cidade rodeense.

Agora com o status de língua cooficial concedido pela Lei , será permitido a criação de um planejamento linguístico de ação integrada em todas as Secretarias Municipais; Valorizar a herança linguística e cultural como forma de salvaguardar um Patrimônio Imaterial do povo, Tutelar o Dialeto Trentino através de um projeto político democrático e popular.

                                                         Judson Lima/Foto:Vereadores de Rodeio

Bem como criar um Banco de Dados informatizando no Dialeto Trentino ou bilíngue composto de:
a) Genealogia; b) Imagens; c) Documentos históricos; d) Linguística; e) Sabedoria Popular; f) História e micro história; g) Inventário amplo e irrestrito do desenvolvimento sociocultural, educacional, econômico e político do município.

E também criar um acervo Municipal do Dialeto Trentino , com a Videoteca Virtual; Audioteca Virtual; Biblioteca virtual; Transcrição de entrevistas em Dialeto Trentino e traduzidas para o português.

Com apoio e incentivar o Dialeto Trentino e através dele os saberes tradicionais como músicas, canto, teatro, danças, jogos, entre outros. Apoiar a formação de grupos independentes na comunidade e incentivá-los na promoção da cultura do Dialeto Trentino, e apoiar os Meios de Comunicação falados e escritos no Dialeto Trentino, bem como incentivar publicações bilíngues ou do Dialeto Trentino e distribuir à população.

A Lei foi proposta e aprovada na Câmara com autoria dos vereadores Mércia Pianezzer Ferrari e Paulo Sérgio Floriano em parceria com a Diretoria de Cultura e Turismo.

Vale destacar que em agosto de 2017, foi assinado entre a Prefeitura de Rodeio, representada pelo prefeito Paulinho e a Prefeitura de Fornace/Itália, com o prefeito Mauro Stenico, o Pacto de Amizade entre as cidades , assim, cultivando, incentivando e investindo na cultura do povo, para nunca seja esquecido de onde vieram os rodeenses consolidando assim a cidade como a “Capital Catarinense dos Trentinos”.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.