ITAJAÍ – A lei 7.796/2025, aprovada em sessão da câmara de vereadores na última quinta-feira (17), foi sancionada nesta quarta-feira (23), pelo prefeito de Itajaí Robison Coelho. A lei se refere à regulamentação de autopropelidos, bicicletas elétricas e ciclomotores e é baseada na resolução 996/2023 do Contran, assim responsável por indicar a diferença entre os equipamentos de mobilidade individual, sua circulação, equipamentos obrigatórios, e regulamentações necessárias para cada um deles.
“A mobilidade urbana é algo que nós defendemos, mas com segurança. Essa legislação começou a ser construída na Câmara de Vereadores, através de uma audiência pública, agora sancionada temos dois meses de campanhas para educação da população.” Destaca o Prefeito Robison Coelho.
“Nós não temos como competir com a evolução, com as bicicletas elétricas e autopropelidos. O que nós precisamos fazer é nos adaptar, aprender a conviver com isso e utilizá-los da maneira correta.” Completa o Vice-prefeito Rubens Angioletti.
Os próximos 60 dias serão de intensa preparação e divulgação detalhada das normas presentes na legislação via Coordenadoria de Trânsito (Codetran), para adaptação dos condutores para o início da implementação da Lei Municipal 7.796/2025, previsto para Setembro.
Com foco na educação da população, serão realizadas ações presenciais como blitz educativas e palestras planejadas pelos agentes de trânsito da Codetran. Além do foco com campanhas educativas nas redes oficiais da Codetran, @codetran.oficial, será disponibilizada de forma gratuita a cartilha oficial de condução segura para a população.
Os órgãos Municipais contam com a colaboração dos cidadãos de Itajaí, principalmente os condutores de autopropelidos, bicicletas elétricas e ciclomotores. Um trânsito seguro se faz com ações individuais pensadas no coletivo.
“Agora iniciamos os 60 dias ininterruptos de visitação à colégios, empresas, o público geral através de blitz educativas. Vai ser muita educação no trânsito pedindo colaboração da população para que nos ajude a trazer mais segurança para o trânsito de Itajaí.” Completa Leandro Ferreira, Coordenador da Codetran.