BLUMENAU – O Serviço Autônomo Municipal de Água e Esgoto (Samae) de Blumenau trabalha na instalação de novos mini-boosters na cidade. São equipamentos que ajudam a bombear a água de determinado ponto da cidade para regiões mais altas, onde é necessário maior pressão para que a água chegue aos pontos de consumo. O objetivo é instalar 40 equipamentos até o final do ano, em regiões que atendem análises dos departamentos técnicos da autarquia.
Ao menos 30 equipamentos já têm endereço para serem instalados. Você confere os locais precisamente no mapa. Ao todo, mais de 10 mil pessoas que moram em 19 bairros de Blumenau serão beneficiadas com os equipamentos que serão instalados ao longo deste ano. Os bairros são: Água Verde, Bom Retiro, Escola Agrícola, Glória, Itoupava Central, Itoupava Norte, Itoupava Seca, Itoupavazinha, Nova Esperança, Ponta Aguda, Progresso, Ribeirão Fresco, Testo Salto, Valparaíso, Velha, Velha Grande, Vila Itoupava, Vila Nova e Vorstadt.
Dois deles devem entrar em operação até o final da próxima semana. Eles ficam na Rua João Manuel Estevão, no bairro Água Verde, e na Rua Franz Volles e transversais, no bairro Itoupava Central.
Você deve estar se perguntando: para que serve o mini-booster? Qual é a importância dele no sistema de abastecimento?
Por conta do relevo marcado por morros, o Samae precisa colocar pressão na água para que ela chegue até a sua torneira. Há lugares em que existe uma diferença de até 200 metros de altura entre os pontos de abastecimento.
Antes, o Samae tinha casas de bombas gigantes que pressionam todo o sistema para levar a água até o ponto mais alto, o que acabava provocando o rompimento de canos. Com o mini-booster isso não ocorre, pois ele conta com um conjunto de equipamentos que equaliza o bombeamento.
- Publicado em