SAMAE Timbó realiza mais de 400 análises mensais para garantir qualidade da água potável à comunidade

Por Aline Brehmer/Samae Timbó

TIMBÓ – Seja para beber, tomar banho, limpar, lavar, higienizar, a água é um recurso essencial para a vida. Cerca de 60% do corpo adulto é formado por água e, por isso, é preciso garantir qualidade, principalmente, naquela que consumimos e utilizamos diariamente. Por isso o SAMAE Timbó possui um sistema que realiza análise e dosagens de forma automática do cloro, flúor e geocálcio (utilizado para corrigir o PH), a fim de garantir a maior qualidade possível ä água que chega nas torneiras e residências dos timboenses.

A química e técnica laboratorista do SAMAE, Estefania Aguino, explica que a autarquia realiza um rigoroso controle e monitoramento em cada etapa do processo, desde a captação no Rio Benedito até que ela chegue às residências e empresas do município. “O SAMAE, através de laboratório próprio e terceirizado, realiza mais de 50 coletas de água tratada em diversos pontos do município. Nas amostras são realizadas as análises de cloro, coliformes, turbidez, PH, flúor e cor para garantir a qualidade na distribuição”, afirma.

Na Estação de Tratamento de Água (ETA) a verificação do cloro, turbidez, PH, flúor e cor ocorre de forma automatizada em tempo integral e a cada duas horas é realizada a conferência pela equipe técnica de operação, gerando 360 relatórios detalhados das análises por mês. O SAMAE também realiza o monitoramento e controle dos agentes inorgânicos (metais), orgânicos (solventes), agrotóxicos e radioatividade com o apoio de especialistas de um laboratório terceirizado, contratado através de processo licitatório.

“Com base nessas análises o SAMAE realiza o controle de dosagens de produtos químicos e garante a qualidade do tratamento da água, atendendo todas as exigências das portarias e padrões de potabilidade do Ministério da Saúde”, complementa o engenheiro Diego Zatelli,  Diretor de operação, manutenção e expansão do SAMAE.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.