Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Samae Timbó inicia construção do maior reservatório de água potável na cidade

Por Aline Brehmer/Ascom PMT

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

TIMBÓ – Iniciou nesta semana a construção do novo reservatório do Samae Timbó, localizado na Estação de Tratamento de Água (ETA). Com capacidade superior a 1 milhão de litros, essa é a maior obra de infraestrutura já realizada pela autarquia.

Com a conclusão dessa obra o Samae vai ampliar a capacidade de reservação no município para 4 milhões, ou seja, 2,6 milhões de litros na ETA e mais três sistemas de reservatórios distribuídos pela cidade que somam, aproximadamente, 1,4 milhões de litros.

Esse investimento representa um aumento de 60% na capacidade de reserva junto à ETA, com investimento de R$ 1.253.000,00. Em todo o município essa capacidade terá um aumento de 30%. “A previsão, se tudo ocorrer conforme o programado, é que o reservatório entre em funcionamento no início do segundo semestre deste ano. Isso porque será preciso fazer as interligações com a rede pública do Samae, o que é um trabalho complexo”, comenta o diretor-presidente do Samae, Waldir Girardi. Ele destaca que também será feita a instalação dos registros automáticos, dando andamento ao processo de modernização do sistema.

“O tanque que está sendo construído possui uma base em concreto armado com 14 metros de diâmetro e uma altura útil de aproximadamente 7 metros. Se trata de um equipamento que terá tecnologia de aço vitrificado, o que garante 25 anos de operações sem grandes manutenções”, explica o coordenador do setor técnico, Rodrigo Catafesta Francisco.

O diretor de manutenção do Samae, Diego Zatelli, destaca que, através de um eficiente planejamento técnico, é possível otimizar a execução das obras, direcionando os investimentos em melhorias para todos os bairros. “Nos últimos anos já realizamos a renovação e implantação de mais de 30 mil metros de novas redes de abastecimento e estamos desenvolvendo novos projetos para garantir o abastecimento a toda população”, diz.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.