Slider

Sala do Empreendedor de Indaial é a primeira colocada em ranking do Sebrae

Por Judson Lima

INDAIAL – A Sala do Empreendedor de Indaial novamente é destaque no Estado. Conquistou o primeiro lugar em ranking elaborado pelo Sebrae/SC com dez municípios engajados no Programa Cidade Empreendedora.

A pesquisa realizada através de cliente oculto online aconteceu em 2020, entre os dias 23 de novembro e 2 de dezembro. A análise considerou os canais de acesso; atendimento; clareza nas informações repassadas e conhecimento técnico dos atendentes das Salas, resultando numa escala em nota de 0-10. Indaial ficou com a nota 8,08, enquanto que a média geral dos municípios pesquisados foi de 6,40.

“Obter este reconhecimento é sinal de que estamos no caminho certo, trazendo para os nossos empreendedores uma estrutura realmente alinhada com as necessidades deles, apoiando o crescimento e desenvolvimento econômico local”, avalia o prefeito de Indaial, André Moser.

Vários serviços são ofertados na Sala do Empreendedor: processo de formalização do MEI, alteração de cadastro econômico mobiliário e de baixa; atendimento aos profissionais liberais; cadastro mobiliário (ME/EPP/MEI/Outros); recebimento e processamento dos processos digitais; emissão de guias (DASMEI, DAM), CND, notas fiscais de serviço avulsa, alvará de licença MEI/Profissional Liberal, certificado MEI e extratos de dívidas tributárias municipal; liberação para emissão de nota fiscal de serviço eletrônica; pedido de Inscrição Estadual (quando necessário); declaração anual de faturamento do MEI; cadastro no site gov.br Brasil Cidadão; pedidos de viabilidade; parcelamento de débitos do MEI (Simples Nacional) e atendimento dos encaminhamentos dos escritórios de contabilidade.

Sala do Empreendedor em números

Desde 2017 os atendimentos da Sala de Indaial vem crescendo: de 1.707 em 2017 passaram para 7.532 em 2020, somando aproximadamente 22.500 em quatro anos. Quanto às capacitações ofertadas pela Sala em parceria com o Sebrae/SC foram atendidos 714 MEIs nesse período.

Com a desburocratização de processos, ao simplificar e unificar abertura, alteração e baixa das empresas e desonerar empresas através do “Escritório Virtual”, a Sala obteve números positivos: de 2018 até novembro de 2020, 3.614 empresas foram desoneradas; de janeiro a dezembro de 2020 registraram-se 2.575 viabilidades.

As medidas implantadas pela Prefeitura também agilizaram processos. Num comparativo de 2019 com 2020 foram reduzidos os tempos de: abertura de empresas – 4 dias e 17 horas para 2 dias e 7 horas; viabilidade – 3 dias e 4 horas para 2 dias; registro – 1 dia e 13 horas para 7 horas.

Atualmente existem 9.240 cadastros ativos no município: 4.706 MEIs, 4.107 MEs/EPPs/Demais e 427 Pessoas Físicas/Liberais. Somente em 2020 foram formalizados 1.393 cadastros.

Outra inovação no atendimento foi o lançamento da ferramenta “Sala do Empreendedor Digital”, disponível no link www.indaial.sc.gov.br/empreendedor/. Vários serviços podem ser requisitados sem que o cidadão ou empreendedor precisem se deslocar ao atendimento presencial, poupando-lhe tempo e dinheiro. O portal também traz informações relevantes e cursos online em parceria com Sebrae e outros colaboradores. Ainda pelo link os contadores, por exemplo, podem encaminhar pedidos através do processo digital, facilitando sua vida e de seus clientes. Os protocolos digitais também aumentaram, passando de 22 em 2017 para 2.337 em 2020.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.