A notícia além do olhar técnico!

Rodeio é reconhecida oficialmente como Capital Catarinense Trentina

Na justificativa o parlamentar citou que a cidade de Rodeio conta com 144 anos de imigração italiana da região de Trento ,

POLÍTICA – A Assembleia Legislativa aprovou nesta quarta-feira (6) projeto de lei de autoria do deputado Ivan Naatz (PV) que reconhece o município de Rodeio como Capital Catarinense Trentina. A matéria segue agora para sanção do governador do Estado para virar lei estadual. Na justificativa o parlamentar citou que a cidade de Rodeio conta com 144 anos de imigração italiana da região de Trento , sendo que 70% de sua população é de desta descendência , preservando muitos aspectos da colonização europeia dos fins do século XIX.

Judson Lima/Foto: Luca Gebara/Agência AL

“É uma forma de oficializar e fazer justiça a  grande e dedicada preservação cultural , de tradição e  de costumes que já existe entre a comunidade  local , com aqueles que ajudaram a construir essa história , além de um reconhecimento estadual, fortalecendo ainda mais o turismo regional “, resumiu Ivan Naatz ao agradecer o apoio dos demais parlamentares ao projeto.

O deputado também descreveu em sua argumentação para reconhecer o município de Rodeio como Capital Catarinense Trentina que a cidade possui o único Museu dos Usos e Costumes da Gente Trentina, e em 1988 foi denominada “Vale dos Trentinos”, pelo fotografo e repórter italiano Othmar Seehauser.

Além disso, citou o Circuito Trentino di Rodeio, que mantém viva a tradição e a cultura italiana, bem como o Grupo de Dança Folk Trentino di Rodeio, que divulga danças típicas originarias do Trentino, além do intercambio atual com a região italiana de Trento , a produção de vinhos e outras atividades econômicas e culturais em parceria e fortalecimento de vínculos de descendência.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.