IMG-20210628-WA0344
Arte Vacinação - indailal
PlayPause
previous arrow
next arrow

Rio do Campo distribui larvicida para combater o mosquito borrachudo

Por Comunicação

gulamania
Rodeio 35
PlayPause
previous arrow
next arrow

RIO DO CAMPO – A Secretaria de Agricultura de Rio do Campo realizou nessa semana a distribuição do larvicida que combate de forma biológica o mosquito borrachudo. Os moradores da zona rural do município relatam que neste ano, a incidência do inseto tem sido muito alta, prejudicando até mesmo o trabalho dos agricultores.

Foto:Divulgação

No ano passado, esse problema afetou poucas comunidades. Porém, nesse ano, tem se alastrado por praticamente todas as localidades do município. Por esse motivo, o produto foi entregue a voluntários que farão o trabalho de aplicar o produto biológico nos locais indicados. Confira os responsáveis:

– Gilmar Ignaczuk (Varaneira)
– Darci Ferreira e Bertolino Berri (Rio da Prata)
– Jardel Padilha (Mirador)
– José Haverroth (Alto Rio do Campo)
– Alei ‘Joca’ Miranda (Alto Rio Azul)
– João Blasius (Rio Azul / Anta Branca)

O Coordenador de Agricultura, Desenvolvimento Econômico e Meio Ambiente, João Marcos de Brito realizou a entrega na propriedade de cada um dos responsáveis citados, acompanhado o representante da Epagri, Rodrigo Ferrari.

“Para fazer essa atividade, tivemos a parceria da comunidade e da Vigilância Epidemiológica que nos indicou as localidades com maior número de casos. Conversando com os agricultores, víamos a angústia das pessoas em ter que trabalhar sendo incomodados e prejudicados pelos borrachudos. Por isso, queremos fazer esse programa ser ampliado e distribuir ainda mais litros de larvicida na próxima oportunidade”, disse João Marcos.

Para diminuir a população de borrachudos é preciso que toda a região siga algumas regras básicas:

01- Não despejar fezes humanas e de animais em rios;
02- Limpar mensalmente o leito dos rios, eliminando material inorgânico, folhas e galhadas;
03- Reflorestar as margens de rios onde existe claridade. Quanto mais sombra tiver o ambiente, menos borrachudos deverá ter;
04- Repovoar e manter os rios com peixes como cascudos, lambaris e jundiás que são inimigos naturais, pois comem as larvas de borrachudo;
05- Aplicar o produto biológico BTI. Isso só poderá ser feito quando a comunidade cumprir as quatro primeiras regras.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.