Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
bANNER CAMARA DE BLUMENAU ABRIL
PlayPause
previous arrow
next arrow

Reunião sobre o 1º Simulado de Preparação para Desastres é realizada com o GRAC

Simulado está previsto para ocorrer no mês de julho no Hospital Santa Isabel.

banner camara timbo abri
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – A Secretaria de Defesa Civil (Sedeci) apresentou nesta terça-feira, dia 14, durante a reunião do GRAC – Grupo de Ações Coordenadas, com a presença da vice-prefeita Maria Regina Soar, o planejamento para o 1º Simulado de Preparação para Desastres em Hospitais.

O exercício está previsto para ocorrer daqui algumas semanas, durante a programação de atividades do Julho Laranja, que reunirá diversas equipes de trabalho, como SAMU, bombeiros, guarda de trânsito, polícia militar, secretarias municipais, além das equipes dos hospitais.

Foto: Eraldo Schnaider

A ação serve para avaliar e validar um novo protocolo da Defesa Civil, o Plano de Contingência para Desastres em Hospitais, que também será entregue durante a programação do Julho Laranja. O cenário do simulado será um incêndio de grande proporção no Hospital Santa Isabel no dia 9 de julho, atingindo três alas, entre elas a UTI Geral e UTI Coronariana, onde supostas 30 vítimas seriam atingidas. A partir do alerta de incêndio os brigadistas da unidade acionam bombeiros e Defesa Civil e iniciam o aparato de evacuação da edificação.

Enquanto pacientes, profissionais e visitantes são conduzidos para fora do hospital, às demais equipes de suporte serão acionadas para atender estas vítimas fictícias e encaminhar para o Hospital Santo Antônio, Hospital Santa Catarina e Complexo Integrado de Saúde da FURB. O Hospital Misericordia na Vila Itoupava fica de sobreaviso caso haja necessidade de algum auxílio.

Conforme o secretário da Defesa Civil, Carlos Olímpio Menestrina, o simulado é uma oportunidade de colocar em prática a teoria e ajustar certos detalhes para que numa eventual ocorrência tudo transcorra da melhor maneira possível. “A gente espera que jamais seja preciso ativar uma evacuação em uma unidade hospitalar, mas se este dia chegar, nós precisamos estar preparados e em sintonia com todos os órgãos envolvidos”, reforça.

O Hospital Santa Isabel que será a primeira unidade hospitalar a sediar o simulado dispõe de uma estrutura de 7 pavimentos, com aproximadamente 300 leitos, sendo destes, 30 destinados a UTI. E segundo a direção da unidade, mais de mil pessoas por dia circulam dentro da unidade, entre profissionais, pacientes e visitantes.

A Defesa Civil alerta que é importante a comunidade compreender a necessidade deste tipo de treinamento prático. “Não é momento para curiosos, muito menos para pânico em massa, pois todo simulado será fictício, incluindo as vítimas afetadas pelo suposto incêndio”, salienta Menestrina.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.