A notícia além do olhar técnico!

Reunião sobre Citricultura é realizada em Rodeio

RODEIO – O Escritório Municipal da Epagri de Rodeio realizou uma reunião com demonstração de método sobre citricultura na semana passada.

Foto:Reprodução

A Engenheira-agrônoma Tatiane C. da Silva ressaltou a importância do planejamento do pomar, abordando temas como: coleta de solo para análise (amostragem), correção e adubação do solo da área de plantio, clima, relevo, disposição do pomar, quebra-vento, escolha das mudas, espaçamento e a teoria da trofobiose. Tatiane relata que “Na maioria dos casos, o produtor solicita orientação técnica para resolver um problema pontual de ataque de praga ou doença, que na verdade é uma consequência, um sintoma da falta de orientação na implantação e manejo do pomar”.

Na sequência o Técnico-agrícola Sebastião Novak falou sobre a poda dos citros e realizou a demonstração de método de preparo da pasta bordalesa e poda das plantas cítricas.

O evento foi realizado na propriedade do Produtor Cleomar Pinto, na comunidade de São Pedro Velho e contou com 16 participantes, quase que na totalidade possuem apenas pomar doméstico onde o produtor não faz o manejo correto tendo que apelar com medidas paliativas, muitas vezes utilizando produtos tóxicos para produzir o fruto de sua família.

Promover um equilíbrio do solo, fazer uma poda bem feita, elimina quase que na totalidade a necessidade de intervenções futuras com pesticidas.

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.