Resgatado corpo de criança que caiu no cânion no RS

Vítima de 11 anos, que tinha autismo, caiu de mirante enquanto estava com os pais, em Cambará do Sul; família é de Curitiba (PR).

Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul
Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul

RIO GRANDE DO SUL – Após cerca de dez horas de intenso trabalho, o Corpo de Bombeiros Militar do Rio Grande do Sul conseguiu resgatar, na noite desta quinta-feira (10), o corpo de Bianca Zanella, de 11 anos, que caiu no Cânion Fortaleza, em Cambará do Sul. A menina, que tinha Transtorno do Espectro Autista (TEA), estava acompanhada dos pais, turistas de Curitiba (PR), no momento do acidente.

O resgate foi iniciado por volta das 13h30, após o chamado ao serviço de emergência. Equipes dos Pelotões de Canela e Gramado, além do Batalhão de Busca e Salvamento de Porto Alegre e do helicóptero da Aviação da Brigada Militar, foram acionadas. Devido às condições climáticas adversas, as aeronaves não puderam operar com segurança, e o trabalho foi realizado majoritariamente por terra, com o auxílio de cordas e um drone, que localizou Bianca a aproximadamente 70 metros abaixo do mirante.

Por volta das 17h30, a vítima foi encontrada, mas apenas às 23h as equipes conseguiram chegar até ela – já sem sinais vitais. Os bombeiros seguiram com a complexa operação de içamento do corpo durante a madrugada. Agora, a Polícia Civil e o Instituto Geral de Perícias (IGP) devem assumir os procedimentos legais.

O secretário de Turismo de Cambará do Sul, Andrews Mohr, confirmou que a família estava no mirante quando a queda ocorreu. O Corpo de Bombeiros emitiu nota lamentando o acidente e expressando solidariedade aos familiares.
Cânions como o da Fortaleza, famosos pela paisagem deslumbrante, têm áreas de borda sem proteção, o que exige atenção redobrada de visitantes, especialmente com crianças. Autoridades reforçam a necessidade de seguir orientações de segurança em locais de grande altura.

Texto: jornalista Judson Lima

Você não pode copiar conteúdo desta página