Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Relatório aponta que Casan deve aumentar investimento em Indaial, analista apontou incorreções no serviço oferecido

Outro ajuste necessário é a atualização monetária

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

INDAIAL – O engenheiro Ricardo Martins, da empresa Motta Martins Engenharia, contratada pela Prefeitura de Indaial para analisar o contrato firmado entre a Casan e o município, ocupou a Tribuna na sessão de segunda-feira (26) para falar sobre os resultados deste estudo. Acompanhado pelo secretário de Urbanização e Meio Ambiente, Jonas Luiz de Lima, e pelo coordenador municipal de Meio Ambiente, Paulo Roberto Ledra, o engenheiro apresentou um relatório apontando os principais aspectos do contrato e as adequações que devem ser realizadas no documento.

Norteado pelo crescimento populacional e com base no Plano Municipal de Saneamento Básico – lei municipal que planeja os sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, drenagem e manejo de águas pluviais e limpeza urbana, e o manejo de resíduos sólidos no munícipio –, o contrato prevê gestão plena da Casan para a administração dos serviços de abastecimento de água e esgotamento sanitário e para investimentos nestes serviços.

Martins destacou que, entre as adequações que o relatório aponta, estão os dados do crescimento populacional, que no contrato é inferior ao fornecido pelo IBGE. “Aproximadamente mil habitantes a menos estavam previstos no contrato.  O que isso quer dizer? Que a infraestrutura prevista no contrato vai atender a mil habitantes a menos, naquele momento de pico, em determinada época do contrato”, explicou.

Outro ajuste necessário é a atualização monetária. Segundo o engenheiro, o contrato prevê investimentos no município no valor aproximado de R$169 milhões, porém hoje este valor deve ser atualizado em R$233 milhões.

Ao final da apresentação, Martins ainda recomendou a criação de uma página na internet para que a população tenha amplo acesso aos serviços do município, Casan e Agência Reguladora (Agir), relacionados ao contrato; e a capacitação de uma equipe no município para acompanhar o andamento do contrato.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.