A notícia além do olhar técnico!

Rastro de destruição pós temporal

Judson Lima

GERAL  –  Moradores do Vale do Itajaí ainda contabilizam prejuízos , enquanto realizam limpeza nos estragos deixados pelo forte temporal deste domingo (09). O setor de Monitoramento meteorológico da Defesa Civil Estadual emitiu alerta de risco de deslizamentos para 38 municípios entre essas cidades Rodeio , Timbó , Pomerode, Blumenau, Benedito Novo, Itajaí e Indaial.

Vias bloqueadas

Ruas alagadas, destelhamentos de casas, deslizamentos de muros residenciais , queda de  árvores em casas ou em vias , foram algumas das ocorrências atendidas pelos Bombeiros e Defesa Civil Municípios nas cidades afetadas.

Em Rodeio a precipitação acumulada foi de 41mm , sendo que a Defesa Civil e os Bombeiros Voluntários de Ascurra-Apiúna-Rodeio atenderam vários pontos de interdição da rodovia BR 470, árvores caíram e bloquearam a via, no bairro Rio Morto uma árvore caiu sobre uma residência, um racho em outra propriedade ficou totalmente destruído.

Timbó registrou 67mm de chuva , com alagamentos, como na Rua Mônaco no bairro Nações.

Ruas alagadas

Motoristas tiveram muita dificuldades transitar em Nova Brasília entre Ascurra e Rodeio devido ao volume de água acumulada. Ruas como a Tubúrcio Mori no bairro Tamanduá e Rua Indaial no  bairro Estação em Ascurra registraram pontos de alagamentos.

Indaial onde a precipitação da chuva foi de 13mm contabilizou alguns pontos de alagamento e árvores caídas na BR 470 nas proximidades da Ponte Pênsil do Warnow , os Bombeiros Voluntários também atenderam ocorrência de saída de pista.

Na localidade Santo Antônio na Subida em Apiúna houve uma queda de barreira e uma árvore caiu na rede elétrica ocasionando suspensão de energia.

Foto: Reprodução

A reportagem obteve informações em nos municípios citados ocorrem mobilização da Defesa Civil , Bombeiros e demais secretarias para amenizar o impacto dos prejuízos causados pela forte chuva.

Para hoje (10), o AlertaBlu informa que a frente fria se afastou ainda na madrugada. Contudo, o deslocamento de umidade do mar para o continente vai manter a condição de tempo instável na segunda-feira em Blumenau e região . Ao longo do dia, céu nublado a encoberto, algumas rápidas aberturas de sol e condição para chuva fraca e isolada, sobretudo entre a madrugada e a manhã.

Por conta da grande quantidade de nuvens a temperatura varia pouco ao longo do dia, mínima entre 18 e 20°C e máxima entre 23 e 25°C. Vento fraco de sudeste.

Abaixo um dos muitos vídeos que retrata a realidade de quem sofreu com alagamentos :

Moradora da área da Nova Brasília entre Rodeio e Ascurra mostra realidade pós forte chuva.

Moradora na área da Nova Brasília entre Rodeio e Ascurra mostra realidade pós chuva Ela confirmou que a situação ocorre há anos. A Defesa Civil de Rodeio prestou os atendimentos.

Gepostet von Vale do Itajaí Notícias am Sonntag, 9. Februar 2020

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.