INDAIAL – O Partido dos Trabalhadores de Indaial realiza no próximo dia 6 de julho seu Processo Eleitoral Democrático para escolha da nova diretoria municipal, em sintonia com o calendário nacional do partido. A eleição marca um momento de reorganização da legenda no município após a disputa municipal de 2024.
A chapa única para a Executiva Municipal apresenta a seguinte composição: Olímpio José Tomio como presidente, Jorge Luiz Prim na vice-presidência, Fabiano Menell como secretário de Organização, Silvia Betina Wamser Lindner na secretaria de Finanças, Jeser Alexsandro Batista na Comunicação, Andrea Machado na Formação e Jair Varela Chagas nos Movimentos Populares.
Jeser Batista, ex-candidato à prefeitura em 2024 e atual secretário de Comunicação, é visto como principal liderança da sigla na cidade indaialense. O dirigente vem articulando o fortalecimento partidário com vistas ao pleito de 2026, quando poderá concorrer a uma vaga na Assembleia Legislativa.
Em nível estadual, o PT catarinense apresenta uma disputa mais acirrada com cinco pré-candidatos à presidência estadual: os deputados Fabiano da Luz, Luciane Carminatti e Padre Pedro Baldissera, além dos vereadores de Florianópolis Bruno Zilliotto e Carla Ayres.
No cenário nacional, quatro nomes concorrem à presidência do partido: Edinho Silva (nº 180), Romênio Pereira (nº 150), Rui Falcão (nº 130) e Valter Pomar (nº 120).
A eleição em Indaial representa um passo importante na reorganização do partido após os resultados de 2024. Com Jeser Batista à frente das articulações, e o ex-prefeito Tomio na presidência, o PT local busca ampliar sua base de apoio e se preparar para as eleições estaduais de 2026, quando pretende aumentar sua representação no legislativo catarinense.
O processo eleitoral interno, que acontece simultaneamente em todo o país no dia 6 de julho, definirá as novas lideranças partidárias nos âmbitos municipal, estadual e nacional, traçando os rumos da legenda para os próximos anos.
Texto: jornalista Judson Lima