BLUMENAU – A partir do mês de agosto, escolas da rede municipal de ensino participam de um programa referente à educação no trânsito, uma parceria do Demuttin (Departamento Municipal de Trânsito de Indaial) com a Guarda de Trânsito de Brusque e apoio das Secretarias de Educação de ambas as cidades. O “Trânsito Quiz” é uma iniciativa do município de Brusque e, este ano, ao se estender à cidade de Indaial, se tornou o primeiro projeto regional dos municípios referente ao tema.
Em 2022, com o programa presente também em Indaial, o movimento irá abranger quatro escolas da rede municipal de ensino. Assim, irão participar dessa edição alunos das EBMs Professora Ana Lúcia Hiendlmayer, Juvenal Carvalho, Tancredo de Almeida Neves e Colégio Municipal de Indaial. O projeto contempla estudantes dos 6º anos das escolas mencionadas.
“Esse é um programa que consiste em realizar com os alunos perguntas relacionadas ao trânsito, com questionamentos voltados às infrações leves, médias, graves e gravíssimas. É uma ação que tem como objetivo promover a conscientização e levar conhecimento sobre o tema aos espaços escolares. Assim, podemos estimular práticas seguras no trânsito, garantindo também que esses jovens se tornem adultos responsáveis e dirijam de maneira prudente no futuro”, ressalta a diretora de Trânsito de Indaial, Sheila Almeida.
Serão realizados, no total, quatro encontros com os estudantes. No dia 10 de agosto, o educador de trânsito do Demuttin, William Gonzaga Dias, compareceu às escolas participantes para apresentar o projeto aos alunos e indicar o local, por meio das redes sociais, em que os estudantes podem encontrar os materiais que auxiliarão no preparo para as provas.

As próximas três etapas serão classificatórias. No dia 15 de setembro os estudantes irão formar grupos e se enfrentar em suas próprias turmas, cada um em sua respectiva escola. Já na próxima fase, prevista para acontecer em 20 de outubro, os 6º anos das instituições disputam o jogo entre si e somente na fase final, que ocorrerá no dia 3 de novembro, as quatro escolas se confrontam através das equipes que se classificaram para essa etapa. A escola campeã irá representar a cidade de Indaial no dia 8 de novembro, em Brusque, por meio de uma competição com a escola vencedora do Município mencionado.
“A importância de ações como essa nos ambientes educacionais é evidente, pois promove comportamentos que podem salvar vidas hoje e no futuro. Há ainda a interação entre os alunos, o que incentiva o trabalho em equipe e a discussão sobre um tema de grande relevância. Proporcionar esse movimento aos estudantes é uma excelente maneira de estimular, por meio do lúdico, os cuidados necessários no trânsito”, comenta o secretário de Educação, Márcio Selhorst.