A notícia além do olhar técnico!

Projeto de Desenvolvimento Sustentável da Escola Clara Donner é aprovado em Edital da Fundação Fritz Muller

Por AscariAssessoria

TIMBÓ – Desde o ano 2005 a escola Clara Donner em Timbó, trabalha ações que ressignificam os espaços dentro e fora da escola, de forma a contribuir com a aprendizagem dos alunos e da própria comunidade.No ano de 2013, a escola participou da IV Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente (CNIJMA), com o trabalho: Nas Trilhas da Mata Atlântica, elaborado por alunos do 8º ano, que previa a implementação de um Bosque como espaço de educação ambiental para a comunidade escolar, aproveitando o espaço atrás do ginásio da escola.

No ano de 2016, o bosque foi implementado através de mutirões com o Grêmio Estudantil, pais, professores e funcionários da escola. Bosque Escola Raios de Sol, foi o nome escolhido em 2017 pela turma do 9º ano, como seu legado para a escola.

A partir da implementação do bosque, surgiu a necessidade de ter um ambiente externo para os alunos, otimizando esse espaço para pesquisas, estudos e consolidação das ações de educação ambiental e desenvolvimento sustentável na escola. Ainda em 2017, o ROTARACT CLUB de Timbó – Pérola do Vale, procurou a escola para realizar uma parceria e colocar a ideia deste ambiente em prática. Surgiu então o projeto arquitetônico da Sala Verde, idealizado pela Roctariana Gabrielle Lenzi Vicente.

Já em 2019, a APP – Associação de Pais e Professores firmou uma parceria com a empresa de captação de recursos, ASCARI ASSESSORIA, que auxiliou a APP em todo trâmite para a participação da escola neste edital. Essa parceria foi decisiva para a captação desse recurso.

A Sala Verde – Laboratório de Aprendizagem, é de grande relevância para os alunos, a comunidade e a instituição, pois atuará como um espaço mobilizador para o conhecimento e pesquisa para várias faixas etárias, podendo ser utilizado também para palestras, oficinas e campanhas socioambientais, não só para os alunos, mas para a comunidade como um todo.

A Escola é um espaço privilegiado de aprendizagem para todos os envolvidos no processo. Transformar o espaço em um Ambiente de Aprendizagem e pesquisa de Desenvolvimento Sustentável é o que se busca com esta ação.

O Edital divulgado em junho segue diretrizes da Agenda 2030 de Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da Organização das Nações Unidas (ONU).

 

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.