A notícia além do olhar técnico!

Projeto Avilalê anuncia programação para o ano

BLUMENAU – O projeto de leitura e formação de leitores Avilalê vai oferecer oito atividades até o encerramento da programação previsto para 5 de novembro. A iniciativa da Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) tem o objetivo de fortalecer a mediação com as escolas da região Norte da cidade. A ação com a presença dos alunos ocorre mensalmente no Centro Cultural da Vila Itoupava. Para participar, é necessário agendar presença com no mínimo 10 dias de antecedência pelos telefones 3381-7515 e 3338-6044.

O projeto retornou das férias nesta semana, quando a coordenadora Shirlei Dickmann apresentou para 23 estudantes da Escola Isolada Municipal Willy Muller algumas histórias do repertório selecionado para este ano. A atividade contou também com uma sessão de cinema organizada em parceria com o Sesc.

“Criada em 2015, Avilalê contou naquela época com a parceria da Liga dos Gincaneiros de Blumenau para a captação do acervo com diferentes tipologias textuais, entre elas fábulas, poesias, piadas e histórias de humor, quadrinhos, histórias acumulativas, livros de imagem, trava línguas, parlendas, adivinhas, contos, biografias e histórias modernas”, lembra Shirlei. “O acervo atende todos os projetos de leitura de base social coordenados pela Fundação Cultural”.

A primeira edição do projeto ocorreu em setembro de 2015 e, desde então, cerca de mil estudantes já passaram pelo Centro Cultural da Vila Itoupava, prestigiando e conhecendo diferentes tipologias. “Este ano, a primeira edição recebeu estudantes da Escola Willy Muller, os quais puderam ampliar o conhecimento com as histórias modernas apresentadas”, salienta a coordenadora. “Eles viajaram nas páginas de algumas histórias como: O homem do saco, Tio Lobo, Vai embora grande monstro verde e também o encantador Nestor. Também se encantaram com o curta-metragem M.M.M. a montanha do meio do mundo, filme este rodado em parceria com o Sesc”.

O projeto Avilalê possibilita momentos de contação de histórias, mediação de leitura e cinema infantil. “O brilho nos olhos das crianças ao entrar no Centro Cultural é renovador. A descentralização da cultura possibilita que moradores de regiões distantes da área central possam participar de atividades culturais e educativas”, conclui Shirlei.

Próximas datas:
– 2 de abril
– 21 de maio
– 4 de junho
– 2 de julho
– 6 de agosto
– 3 de setembro
– 1º de outubro
– 5 de novembro

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.