Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Projeto Adote uma Praça já contabiliza 28 parceiros em Blumenau

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – A cidade de Blumenau possui atualmente em torno de 80 praças espalhadas por todos os bairros e à disposição da população e também dos turistas. Dessas, 28 já foram adotadas por empresas e entidades por meio do Projeto Adote uma Praça, vinculada à Secretaria Municipal de Conservação e Manutenção Urbana (Seurb). A iniciativa, lançada em agosto de 2017, tem como objetivo firmar parcerias com instituições para a realização de melhorias estéticas, urbanísticas e paisagísticas nesses locais públicos.

Além de viabilizar serviços de recuperação e estimular a cidadania, o projeto também busca a otimização de custos, a valorização de espaços urbanos e a conservação do meio ambiente. Entre os equipamentos adotados está a área de lazer Agnelo Paulo Lanser, no bairro Tribess, onde a Associação de Moradores tem zelado pela manutenção e permitido que os frequentadores usufruam de um ambiente limpo, organizado e seguro.

Segundo a Seurb, a meta é que mais 40 espaços públicos sejam apadrinhados ainda neste semestre. “O programa tem dois grandes objetivos. O primeiro é diminuir os gastos públicos, melhorando a condição e a manutenção das praças e jardins. O outro é aproximar a iniciativa privada do poder público, para que consigamos uma maior sensação de pertencimento, frisando que como os espaços são de todos, todos devem cuidar”, explica o secretário de Conservação e Manutenção Urbana, Marcelo Schrubbe.

Pessoas físicas ou jurídicas podem aderir ao Projeto Adote uma Praça. Mais informações estão disponíveis pelos telefones 3381-6156 e 99178-9944.

Praça da Leitura
Apesar de ainda não ser um espaço adotado, a Praça da Leitura, situada no bairro Itoupava Seca, tem despertado o interesse da comunidade para a sua preservação. “Há moradores anônimos que estão cuidando do espaço, fazendo a limpeza do local”, afirma a diretora de Desenvolvimento de Projetos da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano (Sedur), Aparecida de Camargo.

A Fundação Cultural de Blumenau (FCBlu) tem auxiliado na reposição dos livros disponíveis, fazendo um filtro pela permanência de títulos relevantes. “A cada 15 dias realizo uma triagem e a higienização dos livros da praça. É feita a seleção de obras que interessem aos usuários, afinal não adianta que tenhamos pilhas e pilhas de livros, pois as pessoas não conseguirão manusear nem selecionar um título de interesse”, avalia a gerente do Centro de Publicação, Documentação e Referência em Leitura da FCBlu, Shirlei Dickmann.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.