banner chutze
banner dengue indaial
Banner Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Programa nas escolas incentiva o turismo no Vale Europeu

Por Judson Lima

banner camara timbo maio
banner camara blumenau maio
banner_olia
banner Gula Mania
PlayPause
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – As belezas do Vale Europeu Catarinense estão em destaque nas escolas dos municípios integrantes do Consórcio Intermunicipal do Médio Vale do Itajaí (CIMVI). Desde o início do mês de março, as turmas dos quartos anos das escolas estão recebendo visitas de sensibilização e incentivo ao turismo local.

A iniciativa faz parte do projeto ‘Vale Muito Maravilhas Vale Europeu’, criado em 2018. O objetivo é valorizar a beleza e os atrativos turísticos da região. As ações são desenvolvidas em duas etapas: primeiro, professores participam de formações na sede do CIMVI, em Timbó, para levarem os conteúdos do projeto para as salas de aula. Depois, a coordenadora do programa, Quezia Dias Rodolfo, palestra e promove encontros nas escolas com as turmas.

“O programa foi pensado para levar às crianças esse entendimento de que o turismo é uma ferramenta para o desenvolvimento econômico e social das cidades. Ele existe para valorizar a cultura de cada local, pensando nas línguas, nas tradições, na gastronomia, e incentivar a preservação do meio ambiente para a sustentabilidade”, explica Arlete Regilene Scoz, gestora de Turismo e Cultura do CIMVI.

Até o momento, 30 escolas receberam o programa, totalizando cerca de 750 alunos alcançados. As visitas às unidades educacionais seguirão até o mês de julho, atingindo 83 escolas e mais de 3 mil alunos.

Da escola para a sociedade

A sensibilização turística é uma iniciativa de impacto social, econômico e ambiental. Ao promover essa conscientização para as crianças dos quartos anos do ensino fundamental, o objetivo é que toda a comunidade seja impactada.

“Toda a comunidade escolar amplia seu olhar para o turismo e para as heranças culturais, e tudo isso aqui pertinho. No médio e no longo prazo, essas crianças serão adultos ativos e que zelam pela sua cidade. E é incrível ver como são receptivas, alegres e curiosas por algo novo na rotina escolar”, conta Telma Fusinato, turismóloga do município de Indaial que tem acompanhado as visitas do programa.

Com cidadãos conhecedores do valor do turismo sustentável para a preservação do meio ambiente, há caminhos para a o desenvolvimento econômico e a geração de empregos no setor.

“Isso cria nos munícipes a sensação de pertencimento, para que o cidadão se sinta dono da sua cidade, da sua cultura, do seu patrimônio histórico, do lugar onde vive. E o que é da gente, a gente cuida. E é nesse aspecto que o Vale Muito Maravilhas é importante, tanto para a atual como para as futuras gerações”, complementa Gladys Dinah Sievert, secretária municipal de Turismo e Cultura do município de Pomerode.

O Maravilhas Vale Europeu é uma iniciativa do Conselho Intermunicipal de Turismo e Cultura do CIMVI, num trabalho em parceria com as secretarias municipais de Educação das cidades consorciadas.

 

Fonte: Comunicação CIMVI

você pode gostar também
BANNER PASCOA BLU
banner dengue indaial
banner_olia
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.

..