UNIMED---50-anos
Banner Indaial
Banner Rodeio Saúde
Bella Cittá Rodeio
PlayPause
previous arrow
next arrow

Programa do Paradesporto de Blumenau em nova sede

Por Judson Lima

gulamania
Banner Rodeio Saúde
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – Desde a última sexta-feira, dia 1° de outubro, paratletas e profissionais do Programa do Paradesporto de Blumenau tem uma nova sede. A Prefeitura de Blumenau, por meio da Secretaria Municipal de Educação (Semed) inaugura o espaço na Rua Boaventura Amorim, n° 16, no bairro Itoupava Norte. A solenidade será às 9h, com transmissão pelas redes sociais da prefeitura.   
  
O local possui uma piscina que será referência para o desenvolvimento da natação e atividades aquáticas, com o atendimento de aproximadamente 300 pessoas com deficiência, desde a natação infantil até a natação para proporcionar qualidade de vida aos adultos. A secretária de Educação, Patrícia Lueders, ressalta a importância deste novo espaço para o desenvolvimento do Programa. “Teremos agora um ambiente amplo e acolhedor, que proporcionará a melhoria na qualidade das ações do Paradesporto em nossa cidade”, diz.
  
A nova sede vai abrigar a parte administrativa do Programa, contendo espaço para cinco salas que serão utilizadas para reuniões e atendimento às pessoas com deficiências. A organização das equipes de Paradesporto Escolar e de Alto Rendimento, bem como atendimento à comunidade em geral também será feito no local.
  
O prefeito Mário Hildebrandt aponta que a nova sede representa um grande avanço nas Políticas Públicas de inclusão social no município. “Neste espaço os profissionais, paratletas e familiares terão um ambiente mais propício para o desenvolvimento do Programa em Blumenau. Estas e outras ações, que também são fruto da parceria com a iniciativa privada é que fazem o projeto ser referência nacional”, completa.
      
O Secretário Nacional de Paradesporto, José Agtônio Guedes Dantas e Giselle Margot Chirolli, Diretora Nacional do Paradesporto, da Secretaria Nacional do Paradesporto, que pertence a Secretaria Especial de Esportes, vinculada ao Ministério da Cidadania participarão da inauguração, além de outras ações em Blumenau e região.

Programa Paradesporto

O Paradesporto de Blumenau é uma realização da Secretaria  Municipal de Educação (Semed), Secretaria Municipal do Esporte (SME) e da Associação do Paradesporto de Blumenau (Apesblu), tendo apoio do Comitê Paralímpico Brasileiro e de diversos parceiros da iniciativa privada, contribuindo para sustentabilidade do trabalho da iniciação escolar ao alto rendimento. “Esta metodologia de movimento entre todos os setores da sociedade garantem, de mãos unidas, o sucesso do Programa”, destaca Bea Zipf, diretora de Desenvolvimento do Paradesporto.

O Programa do Paradesporto Blumenau foi idealizado pela professora Giselle Margot Chirolli, atual Diretora Nacional do Paradesporto, iniciando em 2011, com 17 participantes. O projeto foi criado com o objetivo de promover a inclusão, melhorias das capacidades motoras das pessoas com deficiência, aproximando crianças, adolescentes e adultos para o convívio com o esporte e suas possibilidades.
   
Atualmente o programa conta com 582 paratletas inscritos em vários polos espalhados no município, com um total de 13 modalidades à disposição da comunidade. A Prefeitura de Blumenau investe cerca de R$ 2 milhões anuais no Programa.
      
 O Programa é realizado  em conjunto com a APESBLU que tem um papel fundamental no seu desenvolvimento. A APESBLU foi fundada em 2012 e é responsável por diversas ações na captação de recursos e parceiros, assim como na organização de eventos. Em 2020, por meio da parceria entre o Comitê Paralímpico Brasileiro, Prefeitura de Blumenau e Universidade Regional de Blumenau (FURB), Blumenau torna-se um dos 16 Centros de Referência Paralímpico do Brasil.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.