IMG-20210628-WA0344
UNIMED---50-anos
Banner Indaial
1200 x 100 (3)
PlayPause
previous arrow
next arrow

Procon denunciou ao MP empréstimos consignados sem autorização em Blumenau

Medida atende apurar denúncias de consumidores da cidade que recebem o benefício sem solicitar ou autorizar as instituições.

gulamania
1200 x 100 (2)
PlayPause
previous arrow
next arrow

BLUMENAU – O Procon de Blumenau protocolou denúncia junto ao Ministério Público (MP) para averiguar possíveis práticas abusivas de instituições financeiras no município, que ofertam empréstimos consignados sem autorização do consignatório. A medida também atinge os estabelecimentos que ofertam o refinanciamento do empréstimo sem solicitação ou autorização do consumidor, incluindo ainda o envio de cartão de crédito em contas de beneficiário também sem solicitação do mesmo.

De acordo com o coordenador do Procon de Blumenau, André Moura da Cunha, a ação junto ao MP vem para garantir os direitos dos consumidores, coibindo ações abusivas pelas instituições financeiras e que estão em desacordo com as normais estabelecidas pelo Código de Defesa do Consumidor (CDC). “Estamos verificando que muitas instituições ofertam empréstimos consignados entre outros benefícios, sendo que o consumidor idoso, neste caso, não tem conhecimento sobre isso, nem mesmo tem seu comparecimento comprovado junto à instituição autorizando o benefício”, diz André.

Segundo levantamento do Procon, somente neste ano, o órgão abriu 310 processos administrativos para averiguar possíveis empréstimos consignados sem solicitação ou autorização. Além disso, o órgão também aponta que outras 95 reclamações foram abertas por consumidores que alegam ter recebido em suas residências o cartão de crédito sem terem solicitados.

O Procon reforça que denúncias podem ser feitas com o WhatsApp do Consumidor pelo número (47) 99920-0083, bem como utilizar a ferramenta para tirar dúvidas por meio de mensagens escritas e ainda agendar seu comparecimento junto à sede do órgão caso queira fazer a reclamação pessoalmente. O Procon de Blumenau atende na Avenida Presidente Castelo Branco, 1243, no Centro, durante a semana, das 9h às 16h, sem fechar para almoço.

você pode gostar também
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.