Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
banner camara de blumenau feve 2024
BANNER PASCOA BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow

Procon cobra explicações para aumento na fatura de energia

BANNER PASCOA BLUMENAU
Banner Câmara de Timbó
PlayPause
previous arrow
next arrow

GERAL – Consumidores catarinenses foram surpreendidos com a primeira conta de luz do ano. Os valores das faturas estão bem acima da média dos últimos meses.

O aumento levou muitos consumidores aos postos da Celesc e aos órgãos de proteção ao consumidor (Procons) de Santa Catarina, alegando erro na leitura ou mesmo de uma cobrança adicional. O número de reclamações cresceu tanto na semana passada que, na sexta-feira (18), a Celesc soltou um comunicado explicando que não houve cobrança adicional, reajuste ou erro no processamento de dados na fatura.

Segundo a empresa, o aumento na conta de luz se deve, em grande parte, ao maior consumo de energia registrado nos últimos meses, especialmente pelo uso de equipamentos elétricos, como ar-condicionado e motores de piscina em períodos de temperatura elevada.

A nota diz ainda, que esse avanço é confirmado, inclusive, pelos elevados índices na demanda de energia registrados pela Celesc nas últimas semanas. “Desde dezembro, o recorde foi batido três vezes, em três dias seguidos – 15 de janeiro (4.875MW), 16 de janeiro (4.989,82MW) e 17 de janeiro (5.030MW)”.

A Celesc informou que a tarifa de energia elétrica sofreu o último reajuste em agosto de 2018 e orientou os consumidores a conferirem o histórico de consumo e o período de apuração da leitura na fatura recebida. “Quando se trata de variação de consumo, o cliente pode comparar a leitura atual no medido do seu imóvel com a leitura apresentada na fatura – a diferença indica o quanto foi consumido de energia em kwh no período”.

Mesmo diante dessas explicações, o Fórum de Procons de Santa Catarina convocou a diretoria da Celesc e dar explicações sobre os valores das tarifas no mês de janeiro. A reunião aconteceu na manhã desta terça-feira (22), na sede da Celesc, na bairro Itacorubi, em Florianópolis.

Além do diretor da Celesc, Antônio José Linhares, estavam presentes representantes da Ouvidoria, do setor Técnico e de Faturamento da autarquia. Gaspar esteve representada pela Superintendente do Procon e integrante do Fórum, Simone Carime Makki Voigt. Segundo ela, a explicação é que a Celesc compra energia elétrica e repassa para os consumidores.

“Com o aumento do consumo em função das temperaturas elevadas, a empresa precisou comprar mais energia elétrica, mas essa explicação, com mais detalhes, será enviada formalmente ao Fórum dos Procons”, esclareceu Simone.

A Celesc tem prazo de dez dias para enviar as justificativas. Simone informou ainda que será criado um novo canal direto (0800) entre a Celesc e os Procons de Santa Catarina, onde será repassado o aplicativo da empresa  onde o consumidor poderá acompanhar, mês a mês, toda a evolução do seu consumo de energia elétrica.

você pode gostar também
BANNER SAMAE BLUMENAU
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.