Vale do Itajaí Notícias
A notícia além do olhar técnico!
BANNER SAMAE BLUMENAU
bANNER CAMARA DE BLUMENAU ABRIL
PlayPause
previous arrow
next arrow

Primavera começa com tempo firme e frio com sol em todas as regiões

Por Judson Lima

banner camara timbo abri
banner rio dos cedros
PlayPause
previous arrow
next arrow

SANTA CATARINA – A primavera começa oficialmente pelo calendário astronômico nesta terça-feira (22/09) às 10h31min, quando ocorre o equinócio de Primavera no Hemisfério Sul, onde o dia e a noite tem a mesma duração de horas, pois os dois hemisférios da Terra encontram-se igualmente iluminados pelo sol. Depois disso, os dias começam a ser mais longos do que as noites. A partir do dia 23, a temperatura volta a subir em SC.

Segundo informações da Epagri/Ciram uma frente fria que passa por SC, continua provocando variação de nuvens e chuva isolada , mas a semana começa com a previsão de tempo firme e frio com sol em todas as regiões, especialmente no Litoral e Vale do Itajaí.

A Epagri/Ciram possui um produto com alta confiabilidade para a previsão de ocorrência do fenômeno geada em Santa Catarina, que pode ser visto aqui (atualize o link diariamente).

Vale ressaltar que o acumulo de horas de frio de maio a setembro contribue para uma melhor safra de frutos de clima temperado. Este acumulo de frio pode ser acompanhado diariamente pelo site da Epagri/Ciram , (veja aqui

A primavera é uma das estações mais chuvosas do ano, no entanto neste ano de 2020 a previsão é de chuva próxima a abaixo da média climatológica para o trimestre (setembro-outubro-novembro) em SC.

Nesses meses, a chuva deve ocorrer com irregularidade no tempo e no espaço, com possibilidade de dias consecutivos sem precipitação, devido à configuração do fenômeno La Niña.Com relação a temperatura, espera-se uma primavera mais quente do que o normal.Ressalta-se que esta previsão será atualizada até o fim do mês de setembro.

Destaque: na primavera são comuns os temporais com granizo e ventania, e por vezes acumulados significativos de chuva em curto espaço de tempo. Por isso, a Epagri/Ciram recomenda o acompanhamento diário dos boletins e informações disponibilizados no site.

você pode gostar também
bannerio
BANNER SAMAE BLUMENAU
PlayPause
previous arrow
next arrow
Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.