A notícia além do olhar técnico!

Prefeitura de Rodeio é destaque em transparência no uso de recursos do Covid-19

Por Judson Lima

RODEIO – Em recente avaliação realizada pela Rede de Controle de Gestão Pública de Santa Catarina, tem Rodeio como um dos vinte e cinco municípios com melhor avaliação, cumprindo todas as exigências em transparência do estado no uso dos recursos para enfrentamento do novo coronavírus.

Para o Controlador Interno, Fábio Oliveira, “A realização destes levantamentos pelos demais órgãos possibilita que nos mantenhamos atentos para garantir que o cidadão tenha acesso às informações e saiba como o seu dinheiro está sendo aplicado. Afinal, os órgãos públicos devem essa satisfação à sociedade e é bom saber que estamos no caminho certo para garantir mais esse direito do cidadão. O munícipe tem todo o direito de saber como é aplicado o recurso público e o trabalho da Controladoria é garantir que ele exerça esse direito.”

Fonte:Rede de Controle de Gestão Pública de Santa Catarina

O objetivo dessa iniciativa é avaliar e promover a transparência dos portais dos municípios catarinenses relacionados às compras públicas no âmbito do combate à Covid-19, fomentando o controle social.

A metodologia aplicada é utilizada em vários estados brasileiros, por meio das Redes de Controle da Gestão Pública locais, e foi inspirada no Ranking de Transparência no Combate à Covid-19, aplicada pela Transparência Internacional do Brasil na avaliação dos portais de transparência estaduais.

A avaliação verifica se os municípios disponibilizam as informações previstas pela Lei 13.979/2020, que dispõe sobre as medidas para enfrentamento da emergência de saúde pública decorrente da Covid-19. Também foram verificadas as exigências da Lei de Acesso à Informação e Lei de Responsabilidade Fiscal.

ℹ️Para mais informações, https://sites.google.com/view/transparenciacovidsc/home…

 

Mais informações no Mateando com Judson Lima:

você pode gostar também

Deixe uma resposta

Seu endereço de email não será publicado.